O Fundo Social de Solidariedade está com inscrições abertas para o curso de qualificação profissional na área de corte e costura. Com total de 32 vagas, a capacitação é voltada para famílias em vulnerabilidade social e moradores com desejo de aprender uma nova profissão. Os interessados têm até o dia 10 de setembro para garantir a vaga.
Serão duas turmas, divididas em dois períodos, com quatro aulas por turma, de segunda a sexta-feira, totalizando 160 horas. Para fazer a inscrição, é necessário ter pelo menos a 4ª série do ensino fundamental e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. As aulas vão acontecer no Fundo Social de Solidariedade.
O conteúdo do curso será ministrado por um profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai). Os participantes vão aprender desde a modelagem básica até a finalização das peças de roupas com acabamento. Os módulos abordados serão costura e modelagem básica em saias, blusas, vestidos, calças e shorts (corte e costura).
Para a presidente do Fundo Social, Camila Pereira de Souza Oliveira, o curso é uma oportunidade para capacitar às famílias para o mercado de trabalho. “O número de famílias que perderam seus empregos aumentou significativamente em todo país e em nosso município não foi diferente. O departamento de Assistência Social em parceria com o Senai está proporcionando aperfeiçoamento contínuo”, comentou Camila.
Segundo a presidente, em tempos de Covid-19, estudar é uma alternativa para se qualificar na busca por emprego. “Mesmo com a pandemia, o mercado de trabalho continua a exigir dos profissionais um melhor desempenho, sendo favorável para a busca de novos conhecimentos. É hora de repensarmos a educação de maneira efetiva, a fim de desenvolverem novas competências profissionais e habilidades humanas”, afirmou.
Para a diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, os cursos oferecidos através de parcerias como esta [Senai] ampliam as ofertas de proteção social com ações de desenvolvimento de habilidades, orientação e encaminhamentos para o acesso às oportunidades em cursos de qualificação profissional viabilizando a promoção do protagonismo a autonomia e a participação cidadã.
“O objetivo é contribuir na capacitação das famílias de baixa renda ou desempregadas buscando ofertar uma política pública que atenda às necessidades atuais das famílias, das pessoas, reconhecendo as especificidades do público que atende e do território, além de suas vulnerabilidades e potencialidades individuais e coletivas, com informação e encaminhamentos para oportunidades de inclusão no mundo do trabalho e acesso a renda”, reiterou.
As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), localizado na rua Romeu Brito, 475, bairro Livramento. O setor atende de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-2759.
Essa ação atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº: 01, 02, 03, 04, 08, 10.