O Governo do Município de Buritama (SP), por meio da Casa da Agricultura em parceria com SENAR e SIRAN, realizou nos dias 20, 21 e 22 deste mês, mais um curso de Sangria em Seringueira. As aulas foram ministradas por técnicos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), capacitando 10 novos sangradores para o mercado de trabalho.
Durante os três dias os alunos receberam informações teóricas e também praticaram técnicas devidamente apropriadas para extrair o látex, que é usado na produção de borracha natural.
A sangria é uma das práticas mais importantes da heveicultura, pois determina a vida útil do seringal e a produtividade, respondendo pela maior parte dos custos totais da borracha produzida. É importante saber que a vida útil de um seringal depende, basicamente, da qualidade do trabalho de sangria, sendo necessários conhecimentos sobre frequência de corte, profundidade e inclinação, fatores que definem e qualificam o trabalho do sangrador e a produtividade do seringal.
O Governo do Município agradece a parceria com o SENAR e SIRAN, bem como a Casa da Agricultura pela realização de mais um curso aos munícipes de nossa cidade.
DATA DA PUBLICAÇÃO: 24/09/2021