O Departamento de Saúde realizou no sábado (1) mutirão de vacinação em Buritama. O objetivo foi vacinar crianças a partir dos 6 meses de idade e os adultos contra a Covid-19 e também atualizar a caderneta de quem está com doses atrasadas. A meta é manter o município distante de doenças erradicadas no país e evitar casos de coronavírus.
A vacinação para o grupo infantil aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jaime Pinto Cunha e os adultos receberam as doses contra o coronavírus na Vigilância Epidemiológica. Ao todo, foram aplicadas 148 vacinas contra a Covid-19 e 51 vacinas de rotina preconizadas pelo PNI (Programa Nacional De Imunização). As pessoas que não compareceram nos pontos de vacinação devem procurar os locais da campanha para receber o imunizante.
Para o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos Paiva, é importante que as crianças sejam vacinadas contra a doença e que os pais mantenham em dia a caderneta de vacinação. Ele citou ainda que a meta é vacinar 90% da e a campanha irá continuar durante a semana.
“A imunização é fundamental para garantir a proteção dos pequenos. É a melhor forma de proteção e são os pais ou responsáveis que irão determinar a qualidade de vida das crianças, além disso, é importante que toda a família esteja imunizada e com as vacinas em dia, para que não fiquem doentes”, disse.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, a vacina contra Covid-19 está disponível durante a semana no posto de saúde e na vigilância epidemiológica. Para ela, mesmo com a queda dos casos registrados de coronavírus é importante garantir a proteção para todas as idades.
“O objetivo das campanhas de vacinação é expandir a resposta imune do corpo e melhorar a proteção da população. Ou seja, a atualização das vacinas contra a Covid-19 e outras doenças é de extrema importância para a saúde das pessoas. Ao vacinar, você garante proteção e incentiva outros a tomar o imunizante”, comentou Mirlene.
A vacinação para crianças, a partir dos seis meses de idade é feita na UBS ‘Jaime Pinto Cunha’ que fica na rua Joaquim pereira rosa, 907, centro. Os adultos devem ir até a sede da Vigilância Epidemiológica, localizada na rua Joaquim pereira rosa, 608 – gleba 02. É preciso levar o CPF e a carteira de vacinação.
Publicação: 05-04-2023 – às 10h25