A sustentabilidade deixou de ser apenas uma palavra do dicionário e passou a ser uma preocupação crescente na sociedade. O conceito envolve ações em conjunto e projeções futuras, já que os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Não basta apenas conhecer, cada morador precisa colocar em prática ações de prevenção.
A Organização das Nações Unidas (ONU) propõe os municípios os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Países se reuniram e estabeleceram ações para serem aplicadas até 2030, no intuito de melhorar a área social, ambiental e econômica. O meio ambiente está inserido em todo âmbito das discussões.
Para o diretor do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente, José Eduardo Marins, a sustentabilidade ambiental é um conceito importante e deve fazer parte dos debates entre familiares, vizinhos e amigos. Ele comentou ainda que as ações realizadas no município visam a melhoria da vida da população.
“É importante usar os recursos naturais e não dá para viver sem eles. O que precisamos é aumentar nossa consciência e não deixar que nossas ações possam afetar as gerações futuras. O acesso básico à educação, cultura e saneamento básico, são fatores essenciais para o combate da desigualdade social, o que irá contribuir com a preservação ambiental”, comentou Marins.
Segundo o diretor, a sustentabilidade é um tema fundamental para alcançar a mudança de hábito da sociedade. “Reciclar o lixo doméstico, evitar desperdício de água e reaproveitar materiais, não é somente resolver um problema, mas é ir além, e refletir sobre qual mundo iremos deixar para nossos filhos e netos”, concluiu.
Rotina ecológica em casa
- Invista em produtos atóxicos (produtos biodegradáveis);
- Reaproveite a água (não é infinito);
- Priorize a luz natural (deslize a luz, abra a janela e deixe o sol entrar);
- Invista em lâmpadas eficientes (duram mais e economizam energia elétrica);
- Gere menos lixo e separe-o (envie para reciclagem e faça o reuso);
- Faça compostagem (o lixo orgânico pode virar adubo ao invés de ir para o aterro).
Imagem: https://fce.edu.br/blog/educacao-ambiental-na-escola-sustentabilidade-consciente/
Publicação: 14-04-2023 – às 7h32
Publicação: 14-04-2023