Além das produções tradicionais como a roça e a produção do leite, o campo vem se tornando cada vez mais um palco de novas atividades como o turismo rural, que contribui para movimentar a economia das cidades do interior e atrai visitantes em busca de tranquilidade e da integração com a vida no campo.
Os participantes do curso de Turismo Rural vão estudar gestão de empreendimentos, atividades no campo, pontos de venda, hospedagem, alimentação, atendimento, gastronomia e até a organizar um evento do segmento rural. A capacitação segue até dezembro e as aulas acontecem no anfiteatro municipal ‘Elídio Rodrigues’.
O instrutor Antônio Carlos Covolan disse que o curso tem como objetivo capacitar empresários rurais para o desenvolvimento de forma sustentável às atividades de turismo. Ele frisou que os participantes devem criar projetos que tenham como pauta a sustentabilidade ambiental como forma de conscientizar sobre a preservação da natureza.
“Todos são possíveis, porém, Buritama se destaca pelo turismo fluvial, com a utilização da abundância de água no município, mas a simplicidade da roça pode ser um grande fator para complementar o turismo que já acontece no município”, elencou ao comentar que o programa irá trabalhar conceitos de empreendedorismo, sustentabilidade, trabalho em equipe e espírito de parceria, entre outros temas.
Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o Turismo Rural é um conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural que agrega valor a produtos e serviços. Ela disse ainda que o programa busca resgatar e promover ações de cunho cultural e natural na comunidade.
“O curso é uma oportunidade para despertar nos alunos o desejo de empreender e de obter novos conhecimentos. Os participantes do Turismo Rural vão aprender sobre os resgates das tradições, os trabalhos manuais e a gastronomia, além de ser um elo para a conversação do meio ambiente”, enfatizou a diretora.
O diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, comentou que o resgaste das raízes agrárias e a valorização da paisagem natural cresce no cenário econômico. Segundo ele, é uma tendência do turista que busca almoçar na sombra de uma árvore, apreciar o canto dos pássaros e ter como parte do cenário o rio Tietê.
“Todo aprendizado é válido e em se tratando de turismo, os participantes terão ótimas ferramentas para ampliar o conhecimento para desenvolver ou criar seu próprio negócio. É importante ampliar o olhar dos moradores sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas, para que possam desenvolver atividades econômicas em suas propriedades”, disse.
A capacitação é realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura e Departamento de Turismo.
Publicação: 19-04-2023 – às 14h37