Imagine obter conhecimento gratuitamente e transformá-los em uma oportunidade para ganhar dinheiro. Para 15 alunos, do curso de viticultura, a chance de tirar uma ideia do papel para virar realidade cresce a cada conteúdo apresentado pelo instrutor Celso Luiz Sutti, por meio da capacitação oferecida pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
A viticultura é a ciência que estuda o cultivo da uva e o viticultor é o profissional responsável pelos cuidados com as culturas da uva. O programa é composto por 7 módulos e durante o curso os alunos vão aprender desde a compreender sobre as melhores condições de plantio, como clima e solo, boas práticas no manejo, podas, combate a pragas e doenças, produção de mudas, enxertia, colheita, embalagem, custos de implantação e produção, até a comercialização.
“O programa é focado em produção e comercialização de uva. São previstas no programa aulas teóricas e práticas. As aulas em campo são realizadas em propriedades de parceiros participantes do curso”, comentou o professor que é engenheiro e produtor de uvas há 40 anos.
Para a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o compromisso do Governo do Município é qualificar cidadãos e profissionais em áreas que empresas precisam de mão de obra qualificada, além de transformar o aprendizado em um novo empreendimento na cidade.
“É um desafio no pós-pandemia empreender e conseguir fazer tudo ao mesmo tempo. É fundamental ter conhecimento aprofundado sobre a área de negócio para que o morador possa se dedicar e corrigir suas falhas, além disso, os cursos disponibilizados são gratuitos e possibilitam o despertar para novos empreendimentos”, frisou a diretora Luciene.
O diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, comentou que a meta é oferecer conhecimento para que mais pessoas possam empreender. “É prazeroso ver que os cursos contribuem para a formação e podem tirar uma ideia do papel”, explicou ao comentar que o Governo do Município busca firmar novas parcerias para oferecer mais cursos gratuitos.
A capacitação é realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura e Departamento de Turismo.
Publicação: 24-04-2023 – às 16h49