Quem vê uma roupa pronta talvez não compreenda todo o processo até a peça chegar em uma loja. Imagine passar horas confeccionando ao som da máquina de costura e ver que por meio de suas mãos panos se transformam em saias, calças, shorts, camisetas e passam a desfilar por ruas e avenidas da cidade.
Para um grupo de 18 participantes, o curso de costura oferecido pelo Governo do Município de Buritama, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), tornou-se uma possibilidade para obter conhecimento, tirar uma ideia do papel e garantir uma renda extra para a família.
A capacitação conta com a instrutora Aparecida de Castro e Silva Chierici que atua há 13 anos no mercado. Com formação em Moda e pós-graduação em Educação Tecnológica, ela ensina os princípios básicos da costura. O curso oferece conteúdo nas áreas de costura industrial, costura sob medida e patchwork.
“Como numa faculdade, cada participante tem sua visão. É passado todo material para que ele possa, tanto ingressar no mercado de trabalho, como ser um empreendedor e gerar renda, sem ter que fazer investimento alto. Durante o curso, foram confeccionadas roupas com retalhos e todo material disponibilizado foram doados pelas fábricas”, comentou a instrutora.
De acordo com Aparecida, durante as aulas, as participantes puderam ampliar suas habilidades e adquirir confiança ao manusear as ferramentas de confecção. Elas aprenderam sobre tecido, diferenciar seus tipos, qual máquina usar em cada tecido, controlar a máquina e confeccionar algumas peças”, elencou.
Para a aluna Juliana Dias Novelli, a capacitação foi um estimulo para trabalhar com costura. “Vi uma oportunidade quando soube do curso. Nunca trabalhei com costura, pretendo trabalhar na área fazendo roupas sob medida. É de grande importância e estou realizando um sonho. O curso é uma chance para a população que não tem condições de pagar”, comentou.
Larissa Maschio Paulo disse que sempre desejou aprender sobre costura. Para ela, a arte de transformar um retalho em uma peça é algo gratificante. “A importância de poder me realizar, de realizar os meus objetivos na costura sob medida. Esse curso foi uma grande oportunidade de aprender sobre a arte da costura. Foi uma porta aberta para me mostrar que a área da costura pode ser explorada de maneira muito ampla, tenho muito ainda a aprender, a me aperfeiçoar, mas o primeiro passo já foi dado com essa oportunidade”, salientou ao concluir que o sonho é ter seu próprio ateliê.
Conforme a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, as alunas aprenderam a fazer ajustes e customizar peças. Ela comentou ainda que durante as aulas, puderam abusar da criatividade para produzir uma roupa. “O curso contribui para desenvolver o potencial das alunas, atuando de modo a auxiliar na realização de escolhas positivas que influenciam suas vidas, como por exemplo, a inserção no mercado de trabalho, com possível geração de renda, aumentando até mesmo, o orçamento da família ou proporcionando projetos de vida com propósitos mais desafiantes em relação a moda e empreendedorismo”, comentou.
Para a presidente do Fundo Social, Camila Pereira de Souza Oliveira, o Governo do Município busca promover ações voltadas para capacitação da população. “A construção de processos cada vez mais acolhedores para a população que sofre com o desemprego ou a falta de oportunidades, trazendo alternativas para inclusão no mercado de trabalho, em especial, daqueles que mais sofrem com as dificuldades”, concluiu.
Publicação: 16-05-2023 – às 11h24