A campanha oficial de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio, no entanto, todas as faixas etárias podem ser imunizadas, até quando durarem os estoques das doses. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%, entretanto, os grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos atingiu somente 8,28%; gestantes, 18,26%; idosos, 39,46%; professores, 44,64%; puérperas, 33,33%; trabalhadores da saúde, 29,97%. Devem ser vacinados 6.313 moradores, já a cobertura vacinal está em 31,60%.
Para se vacinar, é preciso levar documento de identidade e a carteira de vacinação. O serviço é gratuito e oferecido das 8h às 17h na Unidade Básicas de Saúde (UBS) Jaime Pinto Cunha (rua: Joaquim Pereira Rosa, 907 – Centro) e na Vigilância Epidemiológica (rua: Joaquim Pereira Rosa, 608 – Gleba 02).
O Ministério da Saúde informou que a medida busca evitar o desperdício de doses nas cidades, no entanto, o público-alvo continua sendo prioritário. O objetivo é reduzir o número de pacientes com sintomas respiratórios nos hospitais por causa do vírus Influenza.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, a vacina é segura e ajuda a proteger contra as complicações da gripe como, por exemplo, a pneumonia. Ela citou também sobre a importância de ampliar a cobertura vacinal entre crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas.
“É muito importante que as pessoas saibam que é seguro tomar a vacina da gripe junto com outras do calendário nacional de vacinação. Outro detalhe fundamental é aproveitar a ida à unidade de saúde para atualizar a carteirinha e tomar as doses em atraso e de covid”, explicou a enfermeira.
De acordo com recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
Publicação: 23-05-2023 – às 08h05