O parque turístico ‘João Simão Garcia, a prainha de Buritama, passa por revitalização para oferecer aos moradores e turistas um espaço de lazer e contato com a natureza, seja pelo ar puro ou pelas águas limpas do rio Tietê. O local recebia em média 3 mil pessoas por semana e nos feriados prolongados girava em torno de 8 mil turistas, antes da pandemia de Covid-19.
De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, a prainha já conta com a construção de um novo banheiro com acessibilidade, reforma em dois banheiros, nova portaria, quiosques revitalizados com torneia, água e caixa de gordura. O local contará também com monitoramento de vídeo com a instalação de 150 câmeras por toda a orla da prainha e na entrada com leitor facial.
Conforme a diretora de Engenharia, Márcia Martins, as obras no local continuam com a compactação do solo para fixação do piso intertravado, guias de sarjeta e bocas de lobo, além do plantio de gramas. Ela comentou ainda que foram instaladas iluminação de led nos quiosques, avenida e campo de futebol.
“É um investimento importante que deve movimentar a cidade, os trabalhos são acompanhados de perto para que, após inaugurado, o local pode atender o turista e moradores de Buritama, da melhor forma possível, durante seu período de lazer e descanso”, comentou a diretora Márcia.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a revitalização melhora toda a infraestrutura da prainha. “Com a revitalização, o município poderá atrair mais turistas e até investidores, toda mudança irá beneficiar os moradores na geração de emprego e renda”, enfatizou o prefeito Rodrigo.
Buritama é MIT (Município de Interesse Turístico) desde o dia 31 de maio de 2017. Com os recursos, a cidade já investiu na instalação de placas de sinalização turística e construção do monumento ‘Recanto das Águas’.
Publicação: 16-06-2023 – às 11h30