A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza termina no dia 30 de junho. Segundo o Departamento de Saúde, a imunização contra a gripe ocorre para toda população acima de 6 meses de idade na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaime Pinto Cunha enquanto durar o estoque.
A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza. A dose é fundamental pra evitar casos graves e mortes. A meta é chegar a 90% de cobertura. O usuário deverá apresentar documento oficial com foto e a carteirinha de vacinação. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus de gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a causar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
“É importante dizer que a vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, no entanto, a campanha acontece para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios, além de proteger contra a Influenza, contribui para minimizar o impacto causado no sistema de saúde por causa da Covid-19”, esclareceu a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia.
De acordo com recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
SERVIÇO
Local: UBS Jaime Pinto Cunha
Endereço: Joaquim Pereira Rosa, 907, Centro.
Horário: 7h às 17h
Publicação: 27-06-2023 – às 14h15