O projeto ‘Cozinhalimento’ é uma iniciativa do Governo estadual, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Fundo Social de São Paulo. O local funciona há dois meses na Cozinha-piloto no município de Buritama e já recebeu cursos de capacitação em processamento caseiro de banana, confeitaria e produção de salgados.
No espaço foi instalada uma cozinha profissional com o objetivo de oferecer treinamento gratuito aos moradores e despertar o empreendedorismo e a ampliação da renda familiar. Esta prática capacita agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável.
Neste ano, já foram entregues aproximadamente 80 unidades do projeto, com investimento que chega a R$ 18 milhões. Já foram inauguradas mais de 130 unidades da ‘Cozinhalimento’ em todo Estado. Segundo o governo estadual, a expectativa é de chegar em 200 unidades até dezembro deste ano.
Segundo o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o programa é uma oportunidade para capacitar e gerar renda para às famílias em vulnerabilidade social. “É uma oportunidade para oferecer cursos e garantir novas oportunidades no mercado de trabalho, seja para trabalhar em um estabelecimento ou até mesmo para abrir seu próprio negócio”, comentou o prefeito.
Para o vice-prefeito, Luciano Cesar Batista, o local irá somar com os cursos oferecidos pelo Departamento de Desenvolvimento Social, Cultura, Turismo, Sebrae Aqui e Casa da Agricultura. “O programa irá treinar e oferecer novas oportunidades, às quais se bem aproveitadas, poderão ampliar a renda familiar”, salientou.
Conforme o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, o programa disponibiliza equipamentos como geladeira, fogões, coifa industrial, entre outros utensílios. “O espaço é voltado para capacitação de agentes multiplicadores em segurança alimentar e nutricional sustentável, com o combate ao desperdício, boas práticas e o incentivo ao empreendedorismo”, finalizou.
Programa
O Projeto Cozinhalimento realiza a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, além de incentivar a geração de renda.
As ações são desenvolvidas por meio de cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, visando a capacitação nutricional, o combate ao desperdício, a manipulação adequada e o incentivo ao empreendedorismo.
O Cozinhalimento é um projeto implantado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. No total já foram inauguradas no Estado de São Paulo mais de 133 cozinhas, sendo 77 na região de Araçatuba.
Publicação: 24-07-2023 – às 12h54