A 8ª edição da campanha de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Buritama recebeu 2.478 mil recipientes e contou com a participação de 12 produtores ruais. A ação aconteceu na quinta-feira (20), no recinto de exposição ‘Odilon Ferreira de Almeida’.
A campanha é promovida pela Casa da Agricultura em parceria com o Governo do Município de Buritama. Todo material recolhido é destinado para uma empresa licenciada para receber as embalagens que fica no município de Bilac.
A engenheira agrônoma, Patrícia Yaiko Nakatu Duarte explicou que o armazenamento e o descarte irregular podem gerar prejuízos ao produtor e para o meio ambiente. Ela comentou ainda que toda ação de preservação contribui para avançar o agronegócio no país, o que pode gerar emprego e renda no município.
“O Brasil recicla cerca de 94% das embalagens, dessa forma, a campanha realizada em Buritama também contribui para os números do governo federal. É muito importante que os agricultores possam aderir à campanha e ser um parceiro das ações positivas, já que evita ser multado, caso não devolva, ao mesmo tempo ajuda na preservação ambiental”, salientou a engenheira agrônoma.
Patrícia comentou ainda sobre a responsabilidade compartilhada que a legislação federal aborda sobre a destinação final de embalagens vazias e determina as responsabilidades para todos os agentes atuantes na produção agrícola que são os agricultores, revendedores, fabricantes e poder público. “A campanha tem como proposta o recebimento dos recipientes dos produtores da cidade, com o destino correto, é possível preservar também o solo do próprio agricultor”, concluiu.
Para o produtor rural, Alerson Romano Pelielo, é importante cuidar e participar das ações de prevenção. “É fundamental proteger nossos animais e a saúde das pessoas, pois os produtos são tóxicos, portanto, as embalagens devem ser descartadas de uma forma correta”, disse.
Outro morador que participou da campanha foi o operador de máquina, Leonardo Toneli de Souza. Ele citou que antes da ação feita pela Casa da Agricultura, o proprietário tinha que se deslocar até Bilac para fazer a destinação correta das embalagens de agrotóxicos. “Tendo a campanha em nossa cidade fica melhor e mais prático”, explicou ao dizer que entregou cerca de 150 embalagens.
A Casa da Agricultura fica na rua Floriano Peixoto, 735 – Centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Informações: (18) 3691-1248.
Publicação: 25-07-2023 – às 08h03