A confeitaria é um dos ramos da gastronomia mais propícios para contribuir com o empreendedorismo e geração de renda das famílias. Imagine, então, ter a oportunidade de aprender e ao mesmo tempo saborear as receitas ensinadas pela instrutora Melissa Dal Bello de Sousa, com atuação nos cursos de gastronomia e nutrição desde 2016.
É o caso de Rosineia Aparecida da Silva Souza, 53 anos, e de Naiara Suelem da Silva Borges, 33 anos, mãe e filha participam da capacitação, com objetivo de formalizar um negócio e de adquirir novos conhecimentos para poder transformar o sonho em realidade.
Elas fazem parte do grupo de 12 mulheres inscritas no curso ‘Aprenda técnicas de confeitaria’. A capacitação acontece dentro do espaço instalado há dois meses conhecido como ‘Cozinhalimento’. São 40 horas de aulas gratuitas com término previsto do curso para o dia 31 de julho.
Durante o treinamento, o grupo irá aprender receitas de dar água na boca, seja para quem acompanha o processo ou para aqueles que sentem o cheiro das produções, entre elas, as participantes vão colocar a mão na massa e aprender a fazer bolo caseiro, petit gâteau, rocambole, chiffon, ganache, bolo de prestígio, bolo trufado, bombas e carolinas, mil folha, entre outras guloseimas.
“Preparar o aluno para aplicar técnicas de confeitaria, adotando princípios comuns da gastronomia como higiene, na manipulação dos alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes”, comentou Melissa ao dizer que as participantes têm a oportunidade de sair do curso e abrir seu próprio negócio.
Para Naiara, o curso de confeitaria é uma das portas a se abrir para adquirir conhecimento e poder empreender. Ela comentou também que deseja fazer novas capacitações para ampliar o aprendizado e atrair novos consumidores. A participante não trabalha na área, atualmente atua como manicure.
“Como a manicure tem seus altos e baixos, os bolos, rosquinhas, as guloseimas que aprendo no curso me ajuda a pagar o aluguel, energia, água e para colocar o alimento na mesa”, argumentou Naiara ao concluir que tem como meta em parceria com a mãe em abrir uma cafeteria. “Pretendemos oferecer bolos, pães e café, algo simples, mas aconchegante para tomar um café da manhã ou da tarde”, encerrou.
Rosineia comentou ser uma satisfação fazer o curso ao lado da filha. “Quero colocar em prática tudo que aprendi nesse curso. Já trabalhei em uma padaria e pretendo abrir um negócio no futuro”, frisou ao salientar que a capacitação é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos.
Conforme a responsável pelo Sebrae Aqui, Daniela Teixeira Duarte, o objetivo durante o ano é buscar novas parcerias para oferecer novos cursos gratuitos e preparar para o mercado de trabalho e a chance de abrir seu próprio negócio. “A cozinha é um dos lugares da casa que nos ocupam mais, no entanto, o local também pode se transformar ainda é um ponto de aprendizado
O curso é disponibilizado pelo Sebrae em parceria com o Governo do Município de Buritama. Para mais informações sobre cursos gratuitos, o morador pode entrar em contato (18) 3691-1298. O Sebrae Aqui oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Publicação: 03-08-2023 – às 07h23