Aconteceu no sábado (26), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaime Pinto Cunha, campanha de multivacinação para todas as idades. O objetivo foi atualizar o calendário e imunizar as pessoas contra doenças já erradicadas no país.
Foram garantidas nesta campanha todas as vacinas que estão disponíveis na rotina das unidades de saúde e há meta a ser atingida, visto que a vacinação será feita de forma seletiva para o público-alvo observando as cadernetas de vacinação e a faixa etária.
Segundo informações do Departamento de Saúde, durante a campanha foram aplicadas 229 vacinas, entre elas, Covid-19 (30); Gripe (33); DTP (14); Dupla Adulto (18); Febre Amarela (13); HPV (56); Hepatite A (6); Meningite (1); Meningite ACWY (14); Pneumo 10 (1); Sarampo, Caxumba e Rubéola (8); Poliomielite (17) e Varicela (18).
De acordo como o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a iniciativa da campanha buscou oferecer aos cidadãos a oportunidade de atualizar suas vacinas em atraso. Ele comentou também que a ação contribui para a prevenção de diversas doenças.
“A meta da campanha de multivacinação foi aumentar a cobertura vacinação no município, além disso é muito importante que as pessoas vão ao posto de saúde para completar o esquema vacinal, principalmente nas doses de reforço, já que tem um papel fundamental na proteção contra doenças”, explicou o diretor.
Para a coordenadora de saúde, Karina Alcântara Bernardes, a vacinação é fundamental para a saúde, independentemente da idade. Ela disse ainda que com a dose, o corpo é estimulado a produzir respostas imunológicas a fim garantir a proteção contra diversas bactérias e agentes infecciosos.
“É por meio da vacinação que também diminuímos a incidência de determinadas doenças. A partir do momento que os moradores são vacinados, é possível constatar que os registros de doenças vão diminuindo, até que toda a sociedade esteja protegida. Graças as vacinas que o país se mantém longe de doenças erradicadas”, finalizou a coordenadora.
Publicação: 30-08-2023 – às 10h15