O diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, participou ontem (5), em São Paulo, da capacitação com gestores e técnicos municipais, com o tema “Pesquisa de demanda para estratégias do turismo no município e para ranqueamento do estado”. O objetivo foi definir o perfil socioeconômico dos turistas que frequentam o Estado de São Paulo.
O evento foi promovido pela Associação dos Municípios de Interesse Turísticos do Estado de São Paulo (Amitesp), em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e Universidade de São Paulo (USP).
O secretário estadual, Roberto de Lucena, parabenizou a mobilização dos municípios e agradeceu a parceria com a Universidade de São Paulo para a realização do estudo. “O governo deve anunciar, nos próximos dias, medidas positivas que impactam diretamente os Municípios de Interesse Turístico (MIT’s)”, disse.
Para Wilton Borges, o encontro possibilitou a identificação dos turistas, desde a motivação da viagem até as atrações disponibilizadas pelas cidades. Ele comentou ainda que a organização do evento orientou sobre como fazer o estudo de demanda turística, que é um dos critérios de participação no ranqueamento do Município de Interesse Turístico (MIT).
“O levamento é obrigatório, além de possibilitar informações, o estudo pode ser aplicado nas ações realizadas pelo município, ou seja, com o material será possível ser mais assertivo diante dos investimentos no setor turístico”, comentou o diretor, ao salientar que a pesquisa incluirá informações sobre motivação da viagem, transporte, satisfação dos serviços de hotelaria e atrativos.
Participaram da capacitação o presidente da Amitesp, Murilo Pinheiro; o deputado estadual Helinho Zanata; o prefeito da cidade de Torrinha, René Blumer, e, representando a Universidade de São Paulo, o professor doutor Edegar Tomazzoni.
Publicação: 06-09-2023 – às 14h11