A cidade de Buritama sedia, neste domingo (24), a 3ª edição do desafio de Mountain Bike. A expectativa da organização é receber mais de 200 atletas. O evento é realizado em parceria com o Governo do Município, por meio do Departamento de Esportes e LM2 Eventos Esportivos.
Com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida, a competição conta com duas categorias: a primeira denominada Sport, terão 28 quilômetros de emoção e adrenalina, a segunda é conhecida como Pró, sendo 54 quilômetros, o que exigirá concentração, superação e força dos atletas. Haverá ainda uma categoria de dupla mista.
A concentração será a partir das 8h no Centro Recreativo e Esportivo dos Trabalhadores (CERET), no Livramento. Os competidores irão passar por diversos pontos do município como estradas de terra, trilhas e trechos de asfalto. Devem participar atletas das regiões de Araçatuba, Votuporanga e São José do Rio Preto, incluindo os adeptos de Buritama. É esperado ainda inscrições de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Conforme Leandro Moreira, representante do evento, os 1º ao 5º lugar vão receber troféu e todos os competidores irão receber medalhas. Haverá premiação em dinheiro para os atletas da elite, conforme a organização do evento.
“O evento atrai pessoas de várias cidades, contribuindo para o turismo local. Muitos visitantes gostam dos ranchos e retornam à cidade fora da temporada do evento para alugá-los e passar alguns dias aqui”, comentou Leandro. Ele ressaltou que a iniciativa de realizar um evento na cidade surgiu depois de prestigiar eventos semelhantes em outros municípios.
Leandro também destacou que os atletas ficam impressionados com as belezas naturais e a infraestrutura do parque turístico ‘João Simão Garcia’. “O ciclismo é um esporte fantástico, onde as pessoas se ajudam mutuamente. É uma modalidade que se conecta profundamente com a natureza, proporcionando uma conexão entre corpo e mente”, disse.
Para o diretor de Esportes e Lazer, Cristiano Gonçalves de Oliveira, o objetivo do evento é promover a qualidade de vida e atrair novos adeptos para a modalidade. “É importante termos eventos que apresentem novas atividades esportivas, além de incentivar a prática, oferecemos espaço ao ciclismo e ampliamos as opções dentro do calendário esportivo de Buritama”, comentou.
De acordo com o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a cidade tem vocação para o turismo esportivo e sediar um evento desse porte movimenta a economia local, além de aumentar a visibilidade do município como um destino para quem pratica mountain bike.
“O município realiza durante todo o ano eventos esportivos que movimentam a cidade. O Ceret, ginásio de esportes e prainha, é palco de grandes competições e fazem parte do calendário esportivo, que além de apresentar a cidade, oferece bem-estar e qualidade de vida”, salientou o prefeito Rodrigo.
Segundo o vice-prefeito, Luciano César Batista, o ciclismo é uma atração esportiva e turística que atraem os aptos da modalidade. “A meta é fazer da prainha um palco de vários eventos esportivos e culturais, dessa forma atraímos o turismo, o que pode gerar lucro aos estabelecimentos comerciais, já que os participantes e apreciadores do evento gastam no município”, finalizou.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Governo do Município faz parte desde 2021.
Publicação: 22-09-2023 – às 15h42