O Departamento de Saúde realiza neste sábado (7), das 8h às 17h, na Unidade Jaime Pinto Cunha, uma campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos, com objetivo de aumentar os níveis de cobertura vacinal nesse público.
Em Buritama, a meta é superar os 90%, e superar a meta do Ministério da Saúde que considera o número como satisfatório. A campanha segue até o dia 31 de outubro e o grupo prioritário poderá ser imunizadas por doenças como poliomielite, febre amarela, covid-19, HPV, coqueluche, entre outras.
De acordo como o diretor do Departamento de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a iniciativa da campanha buscou oferecer aos cidadãos a oportunidade de atualizar suas vacinas em atraso. Ele comentou também que a ação contribui para a prevenção de diversas doenças.
“A meta da campanha de multivacinação foi aumentar a cobertura vacinação no município, além disso é muito importante que as pessoas vão ao posto de saúde para completar o esquema vacinal, principalmente nas doses de reforço, já que tem um papel fundamental na proteção contra doenças”, explicou o diretor.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mirlene Cristina de Freitas Garcia, a campanha de multivacinação busca combater o risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas pela vacinação.
“Reforçamos a importância de manter a vacinação em dia, já que a imunização ajuda a ampliar a proteção contra várias doenças em todo país. Precisamos muito da ajuda da população, já que o vírus busca estratégias para se adaptar, senão estivermos seguros, poderá ainda termos casos mais graves das doenças”, comentou a enfermeira.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Governo do Município faz parte desde 2021.
Os imunizantes oferecidos serão:
- Contra a Covid-19
- Contra a Febre Amarela
- Contra o HPV
- Contra a Poliomielite
- Contra a Varicela (catapora)
- BCG – contra tuberculose
- Meningocócica C conjugada — contra meningite
- Pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b
- Tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola
Publicação: 04-10-2023 – às 15h03