O programa desenvolvido pelo Departamento de Esportes e Lazer de Buritama retomou as aulas de hidroginásticas destinado para pessoas acima de 18 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no Centro Recreativo e Esportivo dos Trabalhadores (Ceret).
As aulas contam com orientação de dois professores de Educação Física (Anderson Davi Rosa e José Mário Caetano da Silva). O objetivo do projeto é contribuir para a melhora da qualidade de vida e auxiliar no tratamento de fibromialgia, artrite e artrose. O Ceret fica na rua Joaquim Pereira Rosa, s/n, Livramento.
As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 15h30 às 16h15. De acordo com o Departamento de Esportes, os moradores que desejam participar devem fazer o exame médico nas Unidades de Saúde mais próximo de sua residência. O projeto conta com aproximadamente 50 pessoas e funciona desde o ano passado.
Os exercícios na água diminuem as limitações de locomoção por causa das doenças crônicas, auxiliam na saúde mental e as pessoas passam a envelhecer com saúde. Os benefícios podem ser diagnosticados na melhora do sistema cardiovascular, respiratório e circulação sanguínea, diminui o percentual de gordura no corpo, melhora a postura, relaxamento do corpo e tonificação dos músculos.
Para o professor Anderson, a hidroginástica trabalha a respiração, equilíbrio, flexibilidade, força, resistência e mobilidade corporal. Ele disse também que a água oferece a sensação de bem-estar, descontração e ajuda a curar lesões e as aulas acontecem no ritmo dos participantes.
“A atividade na água contribui para a melhora do sistema cardiovascular, queima de calorias e ajuda a envelhecer de forma saudável. O objetivo é contribuir para o condicionamento cardiovascular, fortalecer os músculos e articulações, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento”, disse Anderson.
Para José Mário, ao aderirem a prática aquática, os participantes não apenas fortalecem seus corpos, mas nutrem a mente, tornando-se exemplos de vitalidade ao longo do envelhecimento. “Além dos benefícios físicos, a hidroginástica também influencia na saúde mental dos alunos. Ao praticarem exercícios em grupo, eles encontram um ambiente de socialização, amizade apoio mútuo, além de contribuir para motivação e adesão contínua à atividade”, frisou Silva.
Conforme o diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Cristiano Gonçalves de Oliveira, a sensação de bem-estar gerada pela liberação de endorfina durante o exercício é fundamental para combater às doenças. “Dentro da água, a resistência proporcionada pelo meio auxilia no fortalecimento dos músculos, melhora a capacidade aeróbica e favorece a flexibilidade articular, fator importante para combater problemas de saúde ao longo dos anos”, finalizou o diretor.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 22-02-2024 – às 22h25