Bombeiros, brigadistas e voluntários de Buritama participaram de uma capacitação para a prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação. No período de seca, as ocorrências dessa natureza são mais frequentes no estado. O curso foi gratuito e aconteceu entre os dias 20 e 21 de maio, com aulas teóricas e práticas.
A capacitação contou com a participação do instrutor Leonel Aparecido Balatore Liporoni. Foram apresentadas informações sobre a teoria do fogo, entendendo os princípios fundamentais por trás dos seu surgimento e propagação, causas de incêndios, prevenção e as formas corretas para agir de forma eficaz em caso de emergência.
De acordo com a brigadista Rosangela Pereira Valões de Almeida, o aumento dos incêndios no campo é uma questão que preocupa os produtores e quem atua durante as ocorrências. “Para aprimorar as técnicas, é assim atender com excelência as ocorrências de incêndio e assim garantir a segurança da população”, comentou ao citar que o marido brigadista, Márcio Rogério de Almeida e o filho Vitor Hugo de Almeida também participam do curso.
Segundo a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o curso é uma parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em conjunto com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura. Ele comentou ainda que a capacitação foi uma oportunidade para investir na prevenção contra as queimadas no campo, além de evitar prejuízos para o produtor rural.
“É muito importante aprendemos estratégias para prevenir e combater incêndios em áreas ruais. A capacitação irá apresentar técnicas corretas para auxiliar os participantes durante uma ocorrência. O curso oferecerá ainda informações sobre primeiros socorros, legislação, equipamentos de proteção, entre outros”, enfatizou a diretora.
Para evitar incêndios, algumas orientações são: não jogar bituca de cigarro em áreas de vegetação, não fazer fogueira, não deixar fósforo ou isqueiro com crianças e, para quem mora em área rural, fazer o aceiro, que é um espaço entre a propriedade e a mata fechada.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 22-05-2024 – às 16h31