segunda-feira , 22 julho 2024
Home Geral Governo do Município e COMDEMA fazem medição de controle de fumaça preta

Governo do Município e COMDEMA fazem medição de controle de fumaça preta

Integrantes do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa Meio Ambiente) realizam ação para medir o nível de opacidade da fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel do Governo do Município. Foram avaliados todos os veículos da frota da administração, ao todo 53, entre eles, saúde, educação, manutenção, obras e paço municipal. O objetivo é controlar a emissão de gases que degradam o meio ambiente e podem trazer problemas à saúde.

Com o teste, é possível verificar se o veículo está bem regulado ou se precisa de manutenção. O método baseia-se na Escala de Ringelmann e está regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pela CETESB. Durante a vistoria foi utilizado um cartão com um furo no centro. Ao redor do furo são impressos cinco padrões de cinza, do mais claro até o preto. A meta é comparar a tonalidade da fumaça aos padrões de cinza.

A atividade faz parte do Programa Município VerdeAzul e segundo a integrante do conselho, Letícia Souza Possani, as partículas de fumaça fora do padrão causam danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções e doenças crônicas. “O trabalho é educativo e quer evitar danos ao meio ambiente e aos moradores, além disso, realizamos mais uma ação do Município VerdeAzul” disse ao concluir que novas atividades serão promovidas este ano.

Letícia explicou que foi emitida uma certidão ao responsável pelo transporte para manutenção dos veículos. “É importante dizer também que o Governo do Município possui controle de toda frota e faz manutenção periódica como troca de óleo e demais serviços necessários para atender a população”, concluiu.

Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Publicação: 26-08-2019