Começa nesta segunda-feira (7) as inscrições para o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego. São 25 vagas e a pessoa recebe um benefício de R$ 210 e um vale alimentação no valor de R$ 86 para trabalhar por seis meses, podendo ser prorrogado por mais três. O bolsista irá trabalhar quatro dias por semana, com carga horária de 6 horas e no quinto dia obrigatoriamente o participante faz um curso de qualificação ou alfabetização. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, em órgão público municipal ou estadual.
O prazo das inscrições termina na próxima quarta-feira (9), às 17h. Os interessados devem vir até o Fundo Social de Solidariedade (rua Marechal Deodoro, 755 – Livramento). Para se inscrever tem que ter no mínimo 17 anos, estar desempregado há um ano, morar pelo menos dois anos no estado de São Paulo e não estar recebendo nenhum tipo de benefício. Na inscrição, é preciso levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e levar carteira de trabalho.
O programa tem como objetivo proporcionar qualificação profissional e renda para os cidadãos desempregados, em situação de alta vulnerabilidade social, por meio de atividades produtivas no município. Segundo a diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a ação é uma oportunidade para às pessoas que estão desempregadas, além de receber um auxílio, poderão participar de capacitação. Para ela, uma nova chance de voltar ao mercado de trabalho.
“O bolsista poderá realizar serviços de interesse da comunidade, sem vínculo empregatício e sem substituir o quadro de funcionários, ou seja, o morador poderá receber um auxílio e fazer parte de curso, além de fortalecer a sua autoestima, ele terá uma nova oportunidade para desenvolver suas habilidades e capacidades na capacitação profissional”, enfatizou Gislaine.
Para a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Sirley Zacarias dos Santos, os bolsistas poderão se capacitar e ter um auxílio. “É importante oferecer novas oportunidades no mercado de trabalho. O programa é mais uma chance ao morador; a ação é mais uma atividade social que deseja beneficiar os buritamenses”, contou.
De acordo com o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, gerar novos conhecimentos e oportunidades aos que precisam é contribuir com o avanço de Buritama. “A parceria gera novas chances, para que todos possam aprender atividades e profissões, diante da dificuldade, uma oportunidade pode ser o início de uma nova profissão”, concluiu o prefeito Rodrigo.
O programa é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, entre o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3691-1535.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 04-10-2019