terça-feira , 26 novembro 2024
Home Geral Curso de sangria em seringueira é uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho
Geral

Curso de sangria em seringueira é uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho

Durante três dias, 12 moradores de Buritama vão aprender técnicas de sangria para fazer em seringueiras. O curso ensina métodos para que a extração do látex seja bem-feita e com muito cuidado. A capacitação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) em parceria com a Casa da Agricultura. O curso começou ontem (11) e segue até amanhã (13), com aulas teóricas e práticas.

As técnicas são fundamentais na extração que começa com a retirada de uma pequena porção da casca da árvore, logo acima da linha de corte. Esse procedimento precisa do encaixe perfeito da faca na planta para a realização correta do manejo.  A borracha in natura é considerada um produto estratégico para a economia mundial e há diversidade de aplicação na indústria. O segmento voltado à produção de pneus, por exemplo, consome mais de 70% da produção de borracha natural. Está presente também na fabricação do lacre de proteção do botijão de gás, pisos industriais e materiais cirúrgicos e outros componentes automotivos. 

O engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, Newton Fábio Teixeira, explicou que o treinamento oferece uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Segundo ele, com dedicação e esforço, o participante poderá ganhar entre R$ 1,5 mil a R$ 2 mil por mês, no trabalho com a heveicultura. “O curso possibilita todas as diretrizes para desenvolver o trabalho com qualidade. Eles aprendem como trabalhar corretamente, com qualidade, buscando a preservação das árvores e a produtividade”, explicou ao dizer que falta mão de obra qualificada para trabalhar no interior paulista.

 “Além da capacitação de mão de obra para sangrador de seringueiras, a Casa da Agricultura procura oferecer cursos a qualquer pessoa que queira aprender uma nova profissão”, disse o médico veterinário, Milson Polisel, ao acrescentar que este ano foram oferecidos cursos na área de agricultura, construção civil, turismo, entre outros.

Informações (18) 3691-1248 ou na Casa da Agricultura que fica na rua Floriano Peixoto, 735.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Publicação: 12-11-2019

 

Related Articles

Geral

Departamento de Saúde atualiza boletim epidemiológico

Post Views: 0

Geral

DIGITAR/COPIAR O TITULO

Post Views: 0

Geral

TITULO

Post Views: 0

Geral

Post Views: 0

Tamanho da fonte