[vc_row][vc_column][vc_column_text]Com o objetivo de resgatar a autoestima e despertar a criatividade, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), oferece oficina gratuita de pintura em tela. As aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 7h às 9h e das 14h às 16h. O curso é ministrado por Sandra Gonçalves Lotto e conta com a participação de 15 pessoas. Os integrantes elaboram as telas no estilo realista, modernista e abstrato.
O objetivo da oficina é estimular a concentração, coordenação motora, combater o cansaço mental e stress, ajudar na comunicação e na expressão de cada participante durante a criação das obras de arte. Durante as aulas, as pincelas recriam cenas da natureza, animais, flores e até quadros abstratos.
A instrutora Sandra disse que a oficina já funciona há mais de um ano no CRAS e tem feito, segundo ela, a diferença na vida das participantes. “Contribuir na qualidade de vida. Essa oficina desperta na participante a sua autoestima, a capacidade que é desenvolvida a produzir, a retratar o seu dia a dia através da pintura. Tem acesso a informações que até, então, era desconhecida.
Desde o início do curso, as alunas já produziram mais de 10 trabalhos. Os últimos temas do ano serão florais e o movimento abstrato. “Onde os alunos poderão expressar-se livremente, de uma forma que eles coloquem aquilo que assimilaram e aprenderam durante o projeto”, reiterou. “Representa muito fazer parte dessa oficina, fazer a diferença na vida dessas mulheres que tem tantas dificuldades, enfrentam tantas limitações em seu a dia a dia”, encerrou.
Sandra busca apresentar a arte para cada participante. “Procuro mostrar para elas [alunas] que a arte está em nosso dia a dia. A arte está em nós. Isso eu vou despertando nelas ao longo do projeto e desenvolvimento as habilidades para que cheguem ao repertório artístico”, finalizou.
Segundo Eliane Cristina Neris Guimarães, a oficina de pintura contribui para aumentar sua autoestima. “Ela é importante porque sinto prazer quando estou lá. Quando estamos lá a hora voa, sinto vontade de ficar o dia todo. Sairemos daqui, com um vasto conhecimento”, disse.
Marli Martins do Nascimento explicou que as aulas de pintura lhe ajudaram a superar a falta de emprego e o início de uma depressão. Ela comentou que resolveu participar para superar a falta de ânimo, seja para procurar uma oportunidade no mercado de trabalho, seja para os serviços domésticos.
“Fiz novas amizades. Minha vida começou a melhorar porque, quando a gente começa a pintar, esquece os problemas e não dá vontade de parar, sem contar que ainda a professora nós dá um acolhimento incrível, não só nos ensina a pintar, mas sempre tem uma palavra amiga”, frisou Nascimento, ao salientar que se não tivesse feito a inscrição na oficina, estaria com sérios problemas de depressão.
Conforme a participante Edivânia Maria Rocha Maia, a oficina é uma possibilidade para atingir seus objetivos e realizar sonhos. Ela veio de Carpina, Pernambuco, e não participa de cursos como os oferecidos no CRAS. Ela é tímida e comentou que cada novo aprendizado é uma superação. “Aqui: conversamos, sorrimos, um ajuda o outro e fazemos novas amizades”, argumentou.
Patrícia Moraes da Silva enfatizou que seu desejo é ampliar os conhecimentos. Elencou também o anseio para testar suas habilidades durante as aulas de pintura. “Tem contribuído muito, principalmente, na minha vida pessoal e no meu relacionamento com as pessoas. Paciência, dedicação, concentração, amor, cuidado, tudo o que esse curso exige de nós estou colocando em prática no meu dia a dia. Estamos desenvolvendo habilidades que não imaginávamos que teríamos”, relatou.
Segundo a coordenadora do CRAS, Rosangela Pereira Valões de Almeida, a oficina de pintura em tela é um trabalho social que tem papel fundamental no fortalecimento de vínculos e contribui para dar autonomia às famílias atendidas pelo CRAS. “Estamos satisfeitos com este trabalho social desenvolvido pela primeira vez na cidade. Desejamos que seja alicerce para formação sistemática e contínua em habilidades que promovam o indivíduo e sua família, assegurando a proteção social que lhe é devida no momento de sua maior vulnerabilidade e risco”, afirmou.
SERVIÇO
CRAS – Centro de Referência da Assistência Social
Onde fica: Romeu Brito, 745, bairro Livramento.
Atendimento: das 7h às 11h e das 13h às 17h
Informações: (18) 3691-2759
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 13-11-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”14389,14390,14391,14392,14393,14394,14395,14396,14397,14398,14399,14400,14401,14402,14403,14404,14405,14406,14407″ img_size=”full” title=”Oficina de pintura”][/vc_column][/vc_row]