O Centro de Referência de Sintomático Respiratório Covid-19 instalada em Buritama já atendeu 369 pacientes entre os dias 1º a 26 de agosto. Foram realizados 233 procedimentos, entre SWAB (nas narinas, atingindo a nasofaringe, parte posterior da cavidade nasal) e teste rápido. De acordo com os dados, 158 homens e 211 mulheres receberam atendimento médico. Em relação a faixa etária varia entre 0 a 60 anos, com 325 moradores atendimentos, acima de 60, foram 44 pessoas.
Caso apresente febre, tosse, dor de garanta e dificuldade para respirar, o morador deve procurar a central Covid-19, em Buritama, localizada na rua Barão do Rio Branco, 639 B – Centro – próximo ao Departamento de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após este horário ou nos finais de semana, o atendimento acontece na Santa Casa da cidade.
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa (G1, O Globo, Extra, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e UOL), o novo levantamento da situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a partir dos dados das secretarias estaduais de saúde, divulgados ontem (26) são: casos confirmados somam 3.722.044 brasileiros infectados desde o começo da pandemia. As informações destacam ainda que o Brasil já registrou 117.756 mortes, com 1.090 óbitos nas últimas 24 horas, a média nos últimos 7 dias é de 938 por dia (variação em 14 dias: -5%).
É preciso levar em consideração as medidas de isolamento social, o uso diário de máscaras caseiras, a higienização das mãos com água e sabão, álcool em gel 70% e o distanciamento de 2 metros, caso seja necessário a locomoção pela cidade. A prevenção deve estar acima dos riscos ao sair de casa. Nesta quarta-feira (26) completou-se seis meses desde o registro do primeiro caso positivo no país.
O que é?
O novo coronavírus causa a doença respiratória denominada de Covid-19, responsável pela morte de milhares de pessoas em cinco continentes. A Covid-19 chegou ao Brasil no dia 26 de fevereiro.
Sintomas
- Febre;
- Sintomas respiratórios: dificuldade para respirar e outros sintomas respiratórios como tosse, dor de garganta, congestão nasal;
- Dores no corpo, cansaço, coriza, e eventualmente diarreia;
- Na evolução para formas mais graves pode ocorrer maior dificuldade para respirar, cansaço, lábios ou dedos arroxeados;
- Caso tenha os sintomas, procure os serviços de saúde.
Orientações
- Ao sair de casa, use máscara, pode ser de pano feita em casa
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
- Evite tocar olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 27-08-2020