[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Divisão de Saúde de Buritama realizou no sábado, 13, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Jaime Pinto Cunha e Nicola Lavechia. A campanha contra a gripe termina no dia 26 de maio. Neste dia também a equipe de odontologia promoveu a prevenção do câncer de boca. A meta do Ministério da Saúde é aplicar 54,2 milhões de doses, o que representa 90% do público-alvo.
Todas as etapas da campanha já foram iniciadas e desde segunda-feira (8), professores da rede pública e privada já podem tomar a vacina. Junto com os professores, também podem ser vacinados trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, as gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, população indígena e pacientes portadores de doenças crônicas. Não há ainda data definida para a liberação da vacina para toda a população.
“A vacinação é o principal mecanismo para combater a influenza e evitar complicações da gripe e doenças graves, como a pneumonia”, disse o diretor de Saúde, Edison Carlos de Paiva, ao afirmar que a vacina não tem a capacidade de provocar gripe em quem toma.
Em 2016, o Brasil registrou 12.174 casos de gripe, dos quais 10.625 foram provocadas pelo vírus H1N1, e 2.220 resultaram em mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. A vacina contra a doença não é indicada para alérgicos a ovo de galinha e derivados, além de pessoas que já tenham apresentado alguma reação anafilática ao imunizante. Em casos raros, ele pode provocar dor, vermelhidão e enrijecimento no local da aplicação.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”2243,2244,2245,2246,2247″ img_size=”full” title=”Dia D da vacinação contra a gripe”][/vc_column][/vc_row]