A Receita Federal começou a receber o Imposto de Renda (IR) e para incentivar a destinação de recursos para o Fundo da Criança e do Idoso de Buritama, o Governo do Município realizou na sexta-feira (10), na Biblioteca Municipal, palestra com representantes dos escritórios de contabilidade da cidade.
No município, o Centro Educacional Benedita Fernandes e o Lar dos Velhos podem receber parte do valor do IR. O imposto de renda é a principal fonte de captação de recursos e também é uma forma do dinheiro pago com impostos ser utilizado dentro do município.
Os dois fundos são coordenados pelos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas, que têm como objetivo gerir os recursos doados para financiar projetos que promovam a garantia, a proteção e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e também das pessoas idosas.
Até 31 de maio, os contribuintes (pessoa física) que fazem a declaração de IR, pelo modelo completo, podem destinar até 6% do imposto ao Fundo da Criança e do Idoso. As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro.
Já pessoa jurídica pode doar 1% do lucro real. A destinação pode ser feita para quem tem imposto a restituir ou a pagar, no momento do preenchimento da declaração, no programa da Receita Federal. Caso o contribuinte queria doar mais, porém, o valor não poderá ser deduzido ao imposto a pagar.
O contador do Governo do Município, Salvador dos Santos Moutinho, organizador do encontro com os profissionais, explicou que as entidades atuam na assistência social, formação de crianças e adolescentes, e cuidam de idosos sem lar ou que foram abandonados pela família. Ele reforçou que é um recurso já pago que volta para a economia da cidade.
“Os resultados serão alcançados de pouco a pouco, pois, como foi o primeiro bate-papo entre a área social, contábil e entidades aos escritórios, no primeiro momento, foi muito proveitosa, pois, iniciamos um trabalho de longo prazo com esperança de grande retorno”, comentou Salvador.
Conforme ele, o encontro contou com profissionais da área contábil e a meta foi conscientizar para atuarem com seus clientes de imposto de renda. “Os profissionais da área contábil já tinham conhecimento destas doações e apenas nos reunimos para reforçarmos este pedido, contando sempre com a colaboração deles”, frisou Salvador ao salientar que os valores doados no IR são levantados pela Receita Federal que faz a distribuição nas contas bancárias dos fundos e os seus conselhos decidem deliberar a respeito do recurso financeiro para a entidade executar o projeto que foi pleiteado.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a destinação do imposto para o Fundo da Criança e do Idoso é um ato de solidariedade e de amor aos moradores de Buritama. “A palestra foi muito importante para esclarecer dúvidas e confirmar os profissionais dos escritórios da necessidade de incentivar as contribuições para as entidades. É necessário a parceria, pois o destino de recursos ajudará a cuidar e proteger crianças, adolescentes e idosos do município”, concluiu o prefeito Rodrigo.
Publicação: 15-03-2023 – às 08h18