Alunos da escola estadual ‘Álvaro Alvim’ participaram nesta quarta-feira (7), da palestra sobre ‘Prevenção e combate de incêndios em vegetação natural e cultivada’, ministrada pelo soldado da Polícia Militar, Ulisses Scacalossi Athayde, responsável pela Base Comunitária do Corpo de Bombeiros de Buritama. O evento contou com o apoio do Governo do Município de Buritama e Casa da Agricultura.
O período sem chuvas contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco, o que pode aumentar as chances de queimadas nas vegetações. A meta é conscientizar agricultores, pecuaristas, moradores da zona rural e a população em geral para a prevenção dos primeiros focos de incêndio nos imóveis e vegetação nativa.
Durante a palestra, o Bombeiro Ulisses explicou o que é incêndio florestal, apontou os problemas do incêndio para o meio ambiente e saúde da população, apresentou EPI (Equipamento de Proteção Individual). Ele definiu que a queimada pode causar impactos negativos e acarreta problemas em diversas áreas, entre elas, perda de remanescentes florestais; morte de animais silvestres; aumento da poluição do ar; acidentes com queimaduras ou morte de pessoas e aumento de gases de efeito estufa.
“Visto o grau de importância que o assunto apresenta, o Governo do Estado instituiu o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que tem por objetivo proteger as áreas de cobertura vegetal contra incêndios, proteger os recursos naturais e desenvolver alternativas ao uso do fogo”, comentou Ulisses.
A Operação Corta Fogo visa a redução dos focos de incêndio e a minimização dos impactos na sociedade. Sendo coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que articula as ações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF) e o Instituto Florestal (IF).
Publicação: 07-06-2023 – às 16h40