Montar um negócio em casa pode ser uma ótima oportunidade para quem não tem muito dinheiro para investir em um espaço para uma loja. E por isso a parceria entre Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Governo do Município de Buritama oferece gratuitamente um curso de confecção de bolsa em tecido para 16 mulheres, com 160 horas de aprendizado.
Todo retalho que, para muitos pode ser considerado lixo e sem aproveitamento, para o grupo, nada é desperdiçado e tudo se aproveita. Para criar as peças, as participantes contam com a experiência da instrutora Aparecida de castro e Silva chierice. Cada modelo aprendido é feito de forma artesanal e sustentável e para se diferenciar, as alunas abusam da criatividade durante as produções.
A instrutora explicou que o objetivo do curso é preparar as alunas para o mercado de trabalho. Ela comentou ainda que a meta é trabalhar a sustentabilidade aliada à inovação, para criar peças exclusivas e que atendam a necessidade do cliente. “As participantes podem trabalhar em uma empresa ou empreender, ou seja, estarão preparadas para reinventar o que for preciso no negócio”, disse Aparecida.
Todo material é oferecido gratuitamente e o aluno não precisa investir financeiramente para participar do curso. A instrutora frisou que o Senai tem como intuito a preservação ambiental. “As participantes vão desenvolver peças reaproveitando o que poderia ir para o lixo. Com o curso tudo é aproveitado e transformado”, comentou.
O curso é uma oportunidade para despertar nas participantes a chance de empreender e ampliar a renda familiar, além disso, pode ser uma oportunidade para trocar experiências, fazer novas amizades e o período no Fundo Social contribui como terapia. “O mais gratificante é ouvir delas [alunas] que estão conseguindo superar algumas limitações”, encerrou Aparecida.
Para a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, os cursos oferecidos contribuem de forma positiva na vida das participantes. Ele elencou ainda que, além do conhecimento, há troca de experiências, fortalecimento de vínculos, autoestima elevada e geração de renda para às famílias em vulnerabilidade social.
“Daí a importância das parcerias e Senai tem sido excelente através de todos os seus cursos desenvolvidos, que ajuda a abrir portas para as mulheres, já que muitas são provedoras do lar e a capacitação pode ajudar nas finanças de casa de forma autônoma. Nosso desejo é oferecer constantemente cursos com aprendizados que possam gerar renda ao público de referência dos serviços prestados na Assistência Social em parceria com o Fundo Social de Solidariedade”, destacou Gislaine.
Mais informações sobre novos cursos, a população pode ligar no número (18) 3691-1535 ou ir até a Sede do Fundo Social que está instalado provisoriamente, até a reforma da sede, na Rua Francisco Marangoni, 687, Centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Publicação: 01-08-2023 – às 09h12