A Divisão das Vigilâncias encaminhou ofício ao SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) solicitando a dedetização e desratização nos postos de vistoria (PV) e nos bueiros. A meta é realizar o trabalho a cada três meses no município. Diante da pesquisa, foi solicitado ao diretor da autarquia que agilize a contratação de empresa para realizar a dedetização e desratização.
O coordenador da Divisão das Vigilâncias, Luiz Carlos Dias, explicou que o ciclo da barata varia entre 180 a 1.095 dias. A fêmea gera uma média de 225 ovos dispostos em ootecas (agrupamento de ovos em uma espécie de invólucro rígido). O inseto é o principal alimento do escorpião.
Segundo ele, o setor recebe reclamação dos moradores por causa do aparecimento desse animal peçonhento. “Também recebemos reclamações dos agentes de campo”, cita. No dia 25 de setembro, a Divisão das Vigilâncias iniciou trabalho de busca ativa em PV e bueiros e foi constatado um alto índice de baratas. “O objetivo é a adoção de medidas de prevenção e aprimoramento para controlar a população de escorpiões na cidade”, finaliza.
Prevenção
A primeira ação realizada no município foram as visitas com monitoramento e mapeamento dos lotes em situações irregulares que possam servir de abrigo dos animais, cujos proprietários foram notificados para regularizar e destruir os abrigos dos escorpiões. Também foram feitas visitas com preenchimento de roteiro e coletas de escorpiões, orientações aos proprietários dos imóveis e área de construções, recomendações ao morador de como evitar e dificultar o aparecimento dos escorpiões.
Confira abaixo as principais medidas de prevenção contra o aparecimento de escorpiões:
Telar ralos nas áreas internas e externas;
Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e pisos;
Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação;
Rebocar paredes e muros;
Limpar e organizar deposito de materiais;
Controlar a presença de baratas e outros insetos;
Acondicionar bem alimentos e lixo;
Providenciar limpeza de terrenos, quintais e jardim;
Recompor tampas de caixas de gorduras e de passagem;
Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados.
Fonte: Manual de Controle de Escorpiões
Texto e foto: Assessoria de Imprensa