O Departamento de Saúde, por meio da Divisão de Vigilâncias, realiza mapeamento para delimitar área de reclamação de escorpiões e área dos acidentes. O objetivo é mapear locais de baixo, médio e alto risco de acidentes. O projeto deve durar 90 dias para ser concluído.
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilâncias, Luiz Carlos dias, o trabalho de busca ativa também é realizado na cidade. Durante a ação é feito notificação e os moradores recebem orientação técnica para evitar o aparecimento de escorpiões. O trabalho dos agentes que são treinados consiste em recolher o animal para evitar acidente nas residências.
De acordo com Dias, a Divisão de Vigilâncias realiza também notificações para a limpeza de terrenos e retirada de entulhos, fatores que contribuem para o aumento do escorpião. “Estão sendo distribuídos folhetos explicativos para os moradores e acontece também trabalho educativo nas escolas”, sintetizou.
Este ano haverá três ações de dedetização e desratização, feito em parceria com o Saaemb (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama). A última ação aconteceu no final do ano passado, no dia 29 de dezembro.
Avalie sua residência
- Telas e ralos nas áreas internas e externas
- Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e piso
- Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação
- Rebocar paredes e muros
- Limpar e organizar depósito de materiais
- Controlar a presença de baratas e outros insetos
- Acondicionar bem alimentos e o lixo da casa
- Providenciar limpeza de terrenos, quintas e jardins
- Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem
- Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados
Texto e foto: Assessoria de Imprensa