sábado , 23 novembro 2024
Home Cultura Biblioteca realiza contação de histórias para comemorar o Dia do Livro
Cultura

Biblioteca realiza contação de histórias para comemorar o Dia do Livro

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Cultura e Turismo realizou hoje (18), contação de histórias para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato que se dedicou à literatura infantil no Brasil. Participaram os alunos da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Maria do Carmo. A contadora Silvia de Souza Borges apresentou a história “Os espiões de Emília”. O evento comemora o 136º aniversário do escritor.

Luciene de Oliveira Santos, responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, conta a importância de manter viva as histórias de Monteiro Lobato. “A contação é para reviver fábulas que marcaram a infância das pessoas e apresentar para as crianças de hoje, o quanto o escritor contribuiu para a literatura brasileira”, explicou.

Borges disse que a inspiração para contar uma história surge do seu bom humor. “Com as histórias é possível viver outras pessoas, estar em outros lugares, além disso é muito divertido aguçar a curiosidade das crianças e perceber o quanto elas adoram este momento”, salientou.

A aluna Valentina Milagros Garcia Yamamoto, 7 anos, comentou que adorou ouvir a história de Monteiro Lobato. “Gosto de ler livros de animais e aprendo sobre os cuidados com os animais. É muito bom ler porque a gente aprende, fica inteligente, é um mundo colorido”. Para Camila Farias Narciso, 8 anos, os seus livros preferidos são de aventura. “Já li muitos livros, ao ler, eu aprendo novas palavras”. A aluna disse também que gosta de escrever, sua última produção fala da amizade entre um menino e uma menina.

DIA DO LIVRO

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.

Sua primeira história infantil, “A menina do narizinho arrebitado”, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.

Fonte: Brasil Escola

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6770,6771,6772,6773″ img_size=”full” title=”Dia do Livro”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte