[vc_row][vc_column][vc_column_text]O leite materno é importante para a criança em seus primeiros meses e para as mães que não conseguem amamentar, o que é feito? Elas dependem de mulheres solidárias que possuem leite em excesso para fazer a doação. Quando bebês prematuros ficam internados, eles precisam consumir o alimento materno para ajudar em seu desenvolvimento.
A solidariedade pode salvar a vida dos recém-nascidos que ficam na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Mulher de Araçatuba. O projeto de captação de leite humano em Buritama é coordenado pela fonoaudióloga Vânia Terezinha Maceno Nazário. A doação é a principal mecanismo para manter o estoque do produto e atender à necessidade das crianças.
Segundo Vânia, a meta é cadastrar novas doadoras. Elas recebem os frascos para armazenar o leite e uma vez por semana o motorista do Departamento de Saúde recolhe e destina para o Hospital da Mulher. Com apenas 250 ml do produto, dez crianças podem ser alimentadas. A doação deve acontecer quando a mãe tem leite em excesso.
“Muitas vezes as mães produzem uma grande quantidade de leite e mesmo o filho mamando não consegue consumir todo o leite existente, sendo necessária a ordenha e o descarte do leite para evitar o ingurgitamento e empedramento, sendo que este leite poderá ser doado para o Banco de Leite, salvando a vida de muitos prematuros”, disse.
A fonoaudióloga explicou que crianças alimentadas com leite materno têm menor risco para desenvolver doenças como hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. A retirada do leite é feita pela mãe e o produto é armazenado no congelador, até a coleta. “Toda mulher que esteja amamentando e tenha leite suficiente pode se tornar parceria do projeto. As crianças precisam consumir o leite materno para ajudar no seu desenvolvimento”, finalizou.
PAM
O município conta com o Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno (PAM). Na reunião, as mães recebem informações sobre a prática e os benefícios do aleitamento materno para a saúde e desenvolvimento da criança e também orientações sobre a postura e pega correta para que sejam evitadas fissuras mamilares e ingurgitamento mamário que pode comprometer a amamentação. O atendimento acontece todas as quintas-feiras, das 7h às 11h, na UBS III (Unidade Básica de Saúde) Jaime Pinto Cunha, sob coordenação da fonoaudióloga Vânia Terezinha Maceno Nazário.
COMO DOAR
Para se tornar uma doadora, é necessário entrar em contato com a fonoaudióloga Vânia Terezinha Maceno Nazário, por meio do telefone (18) 98121-0100 para receber o frasco de vidro e ser cadastrada. Uma vez por semana o leite congelado deverá ser recolhido.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7239,7240,7241,7242,7243″ img_size=”full” title=”Doação de leite humano”][/vc_column][/vc_row]