sábado , 23 novembro 2024
Home Cultura Buritama recebe amanhã a peça “A fé que Acostumou a Falhar”
Cultura

Buritama recebe amanhã a peça “A fé que Acostumou a Falhar”

Buritama recebe amanhã (7), feriado da Independência, a peça teatral “A fé que Acostumou a Falhar”. A atração acontece às 20h, no anfiteatro do Centro Cultural, com entrada gratuita. O Núcleo Arcênico de Criações propõe investigar os caminhos da palavra fé, desde seu espectro renovador de alento e resiliência, até atingir o extremismo e violência contra as minorias. A classificação indicada é 16 anos e o espetáculo contém cenas de nudez.

A peça é dirigida por Alexandre Manchini Junior, fundador do núcleo, conta com coreográficas de Luiz Fernando Bongiovanni. A Fé é uma peça de dança-teatro (linguagem que o núcleo desenvolve desde 2012). O público será questionado sobre o que entende de “Fé”. Para organizar a atração, os artistas debruçaram sobre as próprias experiências relacionadas ao vocábulo, em um exercício de expor e tratar da fé e não da fé do outro.

De acordo com o núcleo há uma dicotomia central que a “Fé que nos salva” e a “Fe que nos mata”. A partir destes embates e atritos, os intérpretes contracenam em uma arena feita de 1,5 mil tijolos de pó de mico. Neste ambiente desenvolvem cenas e coreografias que transitam desde a castração e padronização imposta aos corpos, até sua libertação. O espetáculo é contemplado pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). A atração conta com o apoio do Governo do Município, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.

Workshop

O Núcleo Arcênico se Criações realiza no sábado (8), às 15h, no anfiteatro do Centro Cultural, o workshop “Se essa Praça fosse minha”. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas na biblioteca municipal “Prof. Oswaldo Januzzi” (Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro), com RG e CPF. Interessados em ampliar as possibilidades expressivas a partir da autopercepção podem fazer a inscrição. O público-alvo são estudantes de teatro e dança. Ao todo, são oferecidas 20 vagas, por ordem de inscrição. Podem participar da oficina pessoas acima de 14 anos, com três horas de duração.

Os exercícios têm como cerne a “Metáfora do Totem no Centro da Praça” e propõe o embate entre a “autoimagem” e a “imagem social” de cada participante. As referências técnicas da oficina são “a arquitetura do movimento expressivo” e o princípio da “kinesfera”, de Rudolf Laban e as noções de “pré-expressividade” de Eugênio Barba.

Serviço

A Fé Que Acostumou a Falhar. Sexta, 07 de setembro, às 20h. Anfiteatro do Centro Cultural (Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro). Entrada gratuita. Informações: (18) 3691-1740.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Alexandre Manchini Junior

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte