Pedalar é uma alternativa para a prática de esportes e ter qualidade de vida e esta é uma das propostas do EcoPedala implantado em Buritama. O contato com a natureza e o prazer de andar de bicicleta com familiares e amigos tornou-se uma alternativa para os participantes do projeto. Os ciclistas foram até o parque turístico João Simão Garcia no domingo, 29, e participaram da 23ª edição do evento.
O objetivo da iniciativa é proporcionar entretenimento e conscientizar os participantes da importância de cuidar do meio ambiente. Mudas de Ipê, Pata-de-vaca, Resedá-gigante, árvore Saga – conhecida como falso pau-brasil, entre outras, são cedidas pelo Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama) e pedreira Basalto e são plantadas na prainha.
Conforme o coordenador do projeto, Jorge Nunes dos Santos Neto, o EcoPedala foi criado com o intuito de ser uma atividade de contato com a natureza e uma forma de conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores e da preservação do meio ambiente. “Ter a participação dos moradores no passeio que acontece mensalmente é uma garantia de que podemos conscientizar as pessoas em relação à necessidade de cuidar das plantas e de nós mesmos”, ao afirmar que o objetivo é intensificar o plantio de árvores.
De acordo com o Diretor do departamento municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Luiz Pelegrini, a área arborizada do município atinge 70%, cujo déficit é de 30%, de forma estimada.
“O projeto de plantio de árvores e arborização de áreas verdes, loteamentos e condomínios está sendo desenvolvido através de projetos ambientais, realizado pelo Saaemb, cujas atividades continuarão sendo realizadas após levantamento das áreas sem arborização. Serão executadas de forma seletiva, as quais constam como recomendação do diagnóstico dos recursos e atrativos da cidade”, concluiu.
De acordo com a administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o Governo do Município busca sanar o déficit de arborização e o projeto EcoPedala trabalha com o objetivo de incentivar o plantio de mudas na prainha. “Nossa intenção é estender o plantio de árvores em outras áreas verdes da cidade para garantir mais qualidade de vida, além de mostrar nosso empenho para conseguir o título de estância turística”, finaliza.
Para informações sobre o projeto EcoPedala o morador deve ir até o Acessa SP localizado na avenida Frei Marcelo Manília, 1801, ao lado da Emei Odete Feroldi. Informações (18) 3691-2403.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa