A Divisão de Cultura de Buritama informou que o município foi selecionado entre as 85 cidades para participar do projeto Viagem Literária. Serão realizadas 4 intervenções de mediação de leitura em cada uma delas. A programação acontece de maio a agosto e contará com escritores, grupos artísticos e contadores de histórias.
Estão previstas realização de dois bate-papos com escritores (literatura adulta e infanto-juvenil) e duas contações de histórias em cada unidade. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. A edição deste ano terá um módulo especial para incentivar a realização de oficinas de Escrita Criativa nas bibliotecas públicas municipais do Estado, uma inovação no formato do Viagem Literária.
De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo as oficinas serão realizadas por bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores locais que receberão material de apoio e orientação técnica, capacitações presenciais e virtuais ministradas pela escritora e doutora em Literatura Brasileira, Noemi Jaffe.
Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras – organização social de cultura incumbida de executar o programa, “o Viagem Literária tem um caráter estruturante para as ações de mediação de leitura em bibliotecas. Uma de suas principais missões é contribuir para a dinamização da programação cultural local”, conforme informações da Secretaria de Estado.
Segundo a diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido, por 10 anos consecutivos o município de Buritama recebe o projeto Viagem Literária. “São atividades que contam com escritores premiados e renomados, além de atrações culturais dos grandes centros do Estado de São Paulo. Nosso empenho é trazer para a cidade projetos que ajudem a diminuir a distância do público com artistas nacionais”, disse.
O Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, salienta que o programa Viagem Literária tem o objetivo de incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura. “As atividades culturais são bem aceitas pelos moradores e proporciona um impacto positivo, de forma que nossa administração buscará novas atividades gratuitas para garantir que todos tenham acesso à cultura e suas manifestações, como forma de enriquecimento e aprendizado”, encerra o prefeito Rodrigo.
Sobre a SP Leituras – SP Leituras é uma organização social de cultura qualificada pelo Governo do Estado para fazer a gestão de programas, como o Viagem Literária, nas unidades vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, sob a coordenação da UDBL – Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação