segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Cultura Divisão de Cultura de Buritama recebe projeto Viagem Literária
Cultura

Divisão de Cultura de Buritama recebe projeto Viagem Literária

A Divisão de Cultura de Buritama informou que o município foi selecionado entre as 85 cidades para participar do projeto Viagem Literária. Serão realizadas 4 intervenções de mediação de leitura em cada uma delas. A programação acontece de maio a agosto e contará com escritores, grupos artísticos e contadores de histórias.

Estão previstas realização de dois bate-papos com escritores (literatura adulta e infanto-juvenil) e duas contações de histórias em cada unidade. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. A edição deste ano terá um módulo especial para incentivar a realização de oficinas de Escrita Criativa nas bibliotecas públicas municipais do Estado, uma inovação no formato do Viagem Literária.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo as oficinas serão realizadas por bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores locais que receberão material de apoio e orientação técnica, capacitações presenciais e virtuais ministradas pela escritora e doutora em Literatura Brasileira, Noemi Jaffe.

Para Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras – organização social de cultura incumbida de executar o programa, “o Viagem Literária tem um caráter estruturante para as ações de mediação de leitura em bibliotecas. Uma de suas principais missões é contribuir para a dinamização da programação cultural local”, conforme informações da Secretaria de Estado.

Segundo a diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido, por 10 anos consecutivos o município de Buritama recebe o projeto Viagem Literária. “São atividades que contam com escritores premiados e renomados, além de atrações culturais dos grandes centros do Estado de São Paulo. Nosso empenho é trazer para a cidade projetos que ajudem a diminuir a distância do público com artistas nacionais”, disse.

O Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, salienta que o programa Viagem Literária tem o objetivo de incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura. “As atividades culturais são bem aceitas pelos moradores e proporciona um impacto positivo, de forma que nossa administração buscará novas atividades gratuitas para garantir que todos tenham acesso à cultura e suas manifestações, como forma de enriquecimento e aprendizado”, encerra o prefeito Rodrigo.

Sobre a SP Leituras – SP Leituras é uma organização social de cultura qualificada pelo Governo do Estado para fazer a gestão de programas, como o Viagem Literária, nas unidades vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, sob a coordenação da UDBL – Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte