O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou em Buritama o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola). A pesquisa acontece em todas as unidades da federação. O objetivo é apresentar estimativas de previsão e acompanhamento das safras de 35 produtos agrícolas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita.
Participam da pesquisa a técnica em Informações Geográficas e Estatística, Nadine Cristina Ferreira Vieira e o Agente de Pesquisa e Mapeamento, Gabriel Augusto Pontes. “O objetivo da pesquisa é ter o conhecimento exato da produção de borracha no município, visto que é uma cultura muito relevante no mesmo. Conhecendo a real área, tempo de plantio e produtividade, será possível levantar estatísticas muito precisas sobre esta produção”, explica Vieira.
Nadine disse que o prazo específico para coletar dados de toda a área do município deve ser de aproximadamente um mês. Em outubro inicia o Censo Agropecuário, com previsão de término em março de 2018. “Será realizada uma análise dos dados para atualizar tanto a cultura do município quanto o cadastro de produtores”, ao afirmar que as estatísticas são referentes à área plantada, destinada a colheita e colhida, a produção esperada e obtida, e o rendimento médio. O IBGE pode com este levantamento apresentar dados da participação de cada Estado sobre a produção nacional.
“Traz ainda resultados retrospectivos, comentários sobre a incidência de pragas e moléstias e sobre fatores climáticos e econômicos que influenciam a produção agrícola”, diz.
Os resultados são válidos para o Brasil, grandes regiões e unidades da federação e estão disponíveis no site do IBGE (www.ibge.gov.br). Terá início em outubro de 2017 o Censo Agropecuário para levantar informações dos estabelecimentos agropecuários de produções.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação