Quem um dia já não escutou uma música e se lembrou de uma cena marcante de algum filme? Pois é, mal sabem as pessoas o trabalho que os cineastas possuem para incrementar uma música que se encaixe perfeitamente a cena. A I Semana Literária de Buritama recebeu na quinta-feira, 11, o músico Tony Berchmans.
O tema abordado na oficina foi “A música do filme: das origens, dos novos olhares sobre a música de cinema”. Cineasta e autor do livro que aborda o assunto. Durante a oficina foi demonstrado à prática de como introduzir a música na cena, além de trazer toda uma bagagem internacional e nacional para os alunos.
O objetivo da oficina foi apresentar ao participante o universo da música de cinema em vários aspectos: as origens e a evolução da composição musical no cinema, a importância da música na narrativa cinematográfica, os compositores de trilha sonora e finalmente os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo.
“Não se discute muito a música de cinema, em muitos casos, pouco compreendida por grandes autores. A música do ponto de vista emocional trabalha de forma dramática, narra os fatos e contribui decisivamente para a produção cinematográfica”, disse Berchmans.
De acordo com a diretora Municipal de Cultura, Luciene Santos Candido, o objetivo da oficina foi apresentar ao participante o universo da música de cinema em vários aspectos, desde as origens até a evolução da composição musical no cinema. “A música é muito importante na composição da narrativa cinematográfica e ter no município uma oficina encontrada em São Paulo aproxima o público de conhecimentos e pode despertar o interesse pelo cinema”, finaliza.
ESTÍMULO
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e as cidades do Estado.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa