quinta-feira , 21 novembro 2024
Home Cultura Oficina aborda criatividade artística na fotografia
Cultura

Oficina aborda criatividade artística na fotografia

 

A Divisão de Cultura realizou hoje (14) oficina com a fotógrafa Natália Tonda. Foi apresentado como a fotografia artística e suas formas de se expressar podem influenciar um clique. O curso incluiu dois exercícios práticos e apresentação de imagens de profissionais renomados, desde o fotojornalismo até exposição com cenas feitas pelo Google Maps.

No final do ano passado, Sebastião Salgado afirmou que a fotografia (como arte) está em extinção. “A fotografia está acabando porque o que você vê no Instagram ou no telefone celular não é fotografia. Fotografia é um objeto materializado que você imprime, guarda e olha. A fotografia é o que os seus pais fizeram quando você era criança: revelaram um filme que fizeram de você na esquina, fizeram um álbum e guardaram essas fotos. A fotografia é algo intrínseco, que você toca. Hoje, o que existe é imagem. A imagem não é fotografia (…)”, disse o renomado fotógrafo.

Indo contra a opinião de Salgado, a oficina ofereceu novos conceitos de fazer fotografia. Natália disse que para uma boa imagem não basta apenas clicar, é preciso unir três pontos: olhos, cabeça e coração, que quando conectados permite ao fotógrafo captar e mostrar a cena sob outras perspectivas para as pessoas.

De acordo com a diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido, a oficina foi disponibilizada pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e Som). “É um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e as cidades do Estado”, concluiu.

Natália Tonda

Fotógrafa de formação, ela realiza oficinas de fotografia analógica e digital. Trabalhou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É integrante do coletivo interdisciplinar Descompasso e atualmente atua como freelancer na área de fotografia e produção cultural. Portfólio: http://photonaty.carbonmade.com/

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

 

 

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte