segunda-feira , 22 julho 2024
Home Geral Casa da Agricultura promove curso de sangria de seringueira

Casa da Agricultura promove curso de sangria de seringueira

A Casa da Agricultura promoveu de 30 de novembro a 2 de dezembro, curso de sangria em seringueira, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste). O curso de sangria em seringueira mostrou como utilizar as técnicas apropriadas. O sangrador é aquele que extrai o látex das seringueiras e viabiliza sua transformação em borracha natural.

As técnicas são fundamentais na extração que começa com a retirada de uma pequena porção da casca da árvore, logo acima da linha de corte. Esse procedimento precisa do encaixe perfeito da faca na planta para a realização correta do manejo. “Além da capacitação de mão de obra para sangrador de seringueiras, a Casa da Agricultura procura oferecer cursos a qualquer pessoa que queira aprender uma nova profissão”, disse o médico veterinário, Milson Polisel, ao acrescentar que atualmente o município possui 1.200,000 pés de seringueira. “É um grande potencial e um grande gerador de empregos”, finaliza.

A borracha in natura é considerada um produto estratégico para a economia mundial e há diversidade de aplicação na indústria. O segmento voltado à produção de pneus, por exemplo, consome mais de 70% da produção de borracha natural. Está presente também na fabricação do lacre de proteção do botijão de gás, pisos industriais e materiais cirúrgicos e outros componentes automotivos.

Texto: Assessoria de Imprensa