quarta-feira , 3 julho 2024
Home Geral Nutricionista Francis Dorte realiza avaliação nutricional nas escolas municipais
Geral

A cozinha-piloto desenvolve também avaliação nutricional dos alunos da rede municipal de ensino, em parceria com o Departamento de Educação e Saúde. Durante o ano, o PSE (Programa de Saúde na Escola), coordenado pela nutricionista Francis Marta Dorte Rozante, avaliou o índice de massa corporal das crianças.

Em 2017, foram avaliados 1.211 alunos. A pesquisa apresentou que 66,4% dos alunos são eutróficos (peso normal), 13,9% sobrepeso, enquanto 16,3% são obesos e apenas 3,2% foram considerados abaixo do peso. A somatória entre alunos com sobrepeso e os obesos atinge o índice de 30,2% de crianças acima do peso. Para a nutricionista, o índice de criança acima do peso ainda é alto, sendo que em anos anteriores o valor variou entre 40% a 45%, e comparativamente, o índice deste ano mostra que o PSE alcançou resultados positivos, indicando que houve uma melhora na qualidade de vida dos estudantes.

“Devemos oferecer uma alimentação equilibrada, através de alimentos variados, porém, respeitando os hábitos alimentares das crianças. Acredito que através da educação nutricional, podemos melhorar a saúde das nossas crianças, pois, hoje em dia, a obesidade é um dos maiores problemas na saúde pública e sabemos que a obesidade geralmente causa outras comorbidades como diabetes, dislipidemias e hipertensão”, reiterou, ao acrescentar que a meta do PSE é melhorar o desempenho escolar dos alunos e promover saúde. “Queremos conscientizar os alunos, de forma que se tornem adultos mais saudáveis”, finaliza.

De acordo com a responsável pela cozinha-piloto, Jane Regis da Conceição, o estímulo à boa alimentação, à prática de atividades esportivas e o desenvolvimento de ações em educação nutricional, poderá garantir uma vida saudável aos alunos. “O trabalho desenvolvido pela nutricionista Francis é muito importante, já que com estes dados é possível fazer mudanças na merenda escolar, de forma que possamos contribuir com hábitos saudáveis, tendo chances de que permaneçam durante toda a vida”, finalizou.

Texto: Assessoria de Imprensa