segunda-feira , 22 julho 2024
Home Cultura Biblioteca municipal possui mais de 26 mil livros
Cultura

Biblioteca municipal possui mais de 26 mil livros

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Biblioteca Municipal “Professor Oswaldo Januzzi” foi fundada em 1974. A primeira instalação foi na antiga escola técnica do município, onde hoje funciona a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Castro Alves. Outros três lugares abrigaram o acervo de livros, um deles é o prédio da prefeitura, outra foi a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento e também a sede da Divisão de Vigilâncias.

O prédio atual da biblioteca foi instalado no Centro Cultural “Graciliano Ramos”, em dezembro de 1988, onde funciona também o anfiteatro “Elídio Rodrigues”. De acordo com a auxiliar de biblioteca, Roseli Albertini Bruno, aproximadamente 26.500 mil livros podem ser retirados das estantes. O leitor pode encontrar opções de gêneros e títulos que aguçam a imaginação, como literatura brasileira e estrangeira, obras infantis, livros para vestibulares e concursos, entre outras histórias.

A biblioteca conta com os projetos: Viagem Literária, Circuito Cultural Paulista e Pontos Mis, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Os escritores Ricardo Lísias, Susana Ventura e Michel Yakini estiveram no ano passado em Buritama. Por meio dessa parceria, também foram realizadas oficinas de escrita criativa, contação de histórias e criação de projetos culturais.

O leitor Samuel Gomes dos Santos, 12 anos, disse que sua mãe lhe incentivou a ler. “Comecei a pegar livros com mais frequência este ano. Quero ter um bom aprendizado. Quero passar nas provas, ter notas melhores. Ao ler, eu consigo melhorar na acentuação e a leitura ajuda as pessoas a ter conhecimento em história, geografia, ciências e podemos mudar o mundo, o estado, a cidade”, e frisou que gosta de ler livros de terror, suspense e mangá.

Adriana Aparecida da Silva disse que já leu mais de 10 mil livros. A cada retirada, ela leva para casa de três a quatro obras. Sua escolha é por livros de romance. “O livro pra mim é um amigo. Uma terapia. Viajo para lugares que nem imaginava: é inexplicável. Esqueço dos problemas. É muito melhor os livros, do que a internet e aprendi a escrever corretamente as palavras”, finaliza.

Retirada de livros

Para fazer seu cadastro e retirar livros, o morador precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. As crianças menores de 10 anos devem ir acompanhadas dos pais. O leitor pode ficar com o livro por 10 dias. A ficha é feita gratuitamente. Informações: (18) 3691-1740. Está localizada na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6241″ img_size=”full” title=”Biblioteca Municipal”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

CulturadestaqueSem categoria

Festival ‘Buritama tem talento’ realiza semifinal nesta segunda; programação terá roda de viola com Yassir Chediak

Festival ‘Buritama tem talento’ irá movimentar a cidade com a disputa da...

Culturadestaque

Cultura abre inscrição para oficina de cinema

Com o objetivo de ensinar o público infantil sobre cinema, o Departamento...

Culturadestaque

Biblioteca Municipal oferece programação especial de férias para crianças

Foi dada a largada para as férias escolares de julho. E quem...

Culturadestaque

Biblioteca Municipal realiza sessão de cinema gratuito nas férias

cinema gratuito. A programação começa amanhã (3), com a exibição do filme...

Tamanho da fonte