[vc_row][vc_column][vc_column_text]As determinações do Governo do Município é oferecer uma merenda escolar saudável, nutritiva e que seja aprovada pelos alunos. Na quarta-feira (21), foram realizadas entrevistas na escola Oswaldo Januzzi e os estudantes avaliaram e deram sugestões para o cardápio. As refeições são distribuídas para 6 escolas e ao todo são feitas em média 3 mil refeições diárias.
No ano passado o Governo do Município economizou R$ 100 mil e conseguiu melhorar a qualidade na merenda escolar. Foram adquiridos três freezers, um tanquinho de lavar roupas, toalhas de mesas e 10 novos latões térmicos. Todo investimento garantiu que a merenda escolar fosse reconhecida como uma das melhores na região.
Segundo a aluna do 3ª A, Raphaela Farias da Silva, a merenda escolar é maravilhosa. “O bom é que sempre vem comidas diferentes. Acrescentaria mais frutas para comer com as refeições”, disse e deu nota 10. De acordo com Breno dos Santos Pereira, 2ª B, a comida é saborosa. “Como sempre e os pratos preferidos são strogonoff e galinhadas”, acrescentou.
Para Maria Carolina Gonçalves de Oliveira, 3ª A, todas as opções disponibilizadas pela cozinha-piloto são ótimas. Ela destacou a farofa que tem um ótimo sabor e também sugeriu mais frutas no cardápio. José Robert, 2ª A, disse que gosta de algumas opções e o strogonoff é uma delas. “Gosto de comer com mais frequência na escola do que em casa”, citou.
Conforme a agente de organização escolar, Barbara Rita Deofino Prestes, o ponto forte da merenda escolar é a galinhada. Ela disse que a comida sempre vem bem temperada. “A comida de 2 anos para cá tem se tornado muito melhor, antes vinha muito sem sabor, e atualmente houve uma melhora muito positiva”, e sugeriu acrescentar verduras e legumes que são nutrientes importantes para ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes. As sugestões dadas foram encaminhadas para a cozinha-piloto e serão avaliadas.
A cozinha-piloto inseriu novas opções no cardápio como o feijão nutritivo, cuscuz de frango e o arroz chinês. Para este ano novos pratos devem ser criados, inclusive a introdução de carne de porco. Durante o ano, os alunos também recebem galinhada, carne com batata, strogonoff de frango, macarronada com carne ou com peito de frango, farofão, arroz temperado com legumes e salsicha, arroz, feijão e iscas de carne refogada, salada de macarrão com legumes e peito de frango, arroz doce e arroz temperado com legumes e linguiça.
Recomendações
A nutricionista Francis Marta Dorte Rozante recomenda que os pais procurem mais descascar do que desembrulhar. É preciso evitar alimentos processados como bolachas recheadas, macarrão instantâneo, refrigerantes, sucos industrializados, alimentos açucarados, frituras e incentivar a prática de atividade física. “Aumentar a ingestão de verduras, legumes e frutas, além de fazer 5 a 6 refeições por dia e beber bastante água”, finalizou a nutricionista.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6253,6254,6255″ img_size=”full” title=”Merenda escolar”][/vc_column][/vc_row]