A Junta Militar de Buritama informa que desde janeiro, o município conta com alistamento militar online. A ferramenta foi disponibilizada este ano e possibilita ao jovem, que tem ou completará 18 anos neste ano, fazer o alistamento de forma prática e rápida, através da internet.
O serviço militar é obrigatório ao jovem brasileiro ao atingir a maioridade, caso não cumpram, estarão em débito com o serviço militar. Este ano, o período de cadastro começou no dia 2 de janeiro e segue até 29 de junho, pelo site www.alistamento.eb.mil.br – depois de feito o alistamento, o jovem deve comparecer até a Junta de Serviço Militar do município para recolher a taxa no valor de R$3,31 do documento original que é emitido pela Junta do Serviço Militar. Caso faça o alistamento a partir de julho, o cidadão terá que comparecer até a Junta de Serviço Militar do município e pagar multa pelo atraso.
Outra possibilidade é fazer o alistamento na sala da Junta Militar, localizada no Paço Municipal. Para solicitar o documento é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência, pagar taxa de R$3,13 nas casas lotéricas. A segunda via do documento de dispensa e atestado de desobrigação pode ser solicitada durante todo o ano.
De acordo com a secretária da Junta Militar, Amábile Gabriele da Silva Carneiro, a dispensa é feita da seguinte forma: o cidadão alista conforme os procedimentos e retira no ato do alistamento um protocolo com seus dados. É agendada uma data para retirar o seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e faz-se no ato o juramento à bandeira. “Não havendo Tiro de Guerra, todos os cidadãos alistados no município estão inicialmente dispensados do Serviço Militar”, explica.
Segundo ela, quem não estiver em dia com o serviço militar fica impedido de solicitar passaporte ou ingressar em uma universidade. “Fica impossibilitado de fazer alguns financiamentos, trabalhar com registro profissional em carteira e CPF, título de eleitor – no caso se o cidadão não fez esses documentos antes de completar 18 anos -”, disse.
O Alistamento Militar é feito na hora, já o Certificado de Dispensa de Incorporação e Atestado de Desobrigação demoram em média 15 dias para ficar pronto. Esses documentos são emitidos na Junta de Serviço Militar e enviados para Delegacia do Serviço Militar de Araçatuba para o Delegado assinar, e assim que são assinados os documentos voltam, podendo ser retirados no prazo de até 90 dias e caso o cidadão não retire nesse prazo o documento é incinerado.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa