Jovens têm até sábado (30) para fazer o alistamento militar obrigatório, que teve início em janeiro. Precisam se alistar todos brasileiros do sexo masculino nascidos no ano 2000, e neste ano completam 18 anos. O cidadão que não fiz o alistamento ficará sujeito a multa, será impedido de tirar passaporte, de ingressar no serviço público, de requerer carteira profissional e de fazer matricula no ensino superior de ensino.
A solicitação pode ser feita pessoalmente na Junta Militar localizada na avenida Daniel Luiz Guerbas, 609, no bairro Cidade Nova, dentro do Detran. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-3778. Outra opção é pela internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br.
Para solicitar o documento, é preciso ter em mãos a certidão de nascimento ou documento equivalente (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.
De acordo com a secretária da Junta Militar, Amábile Gabriele da Silva Carneiro, a dispensa é feita da seguinte forma: o cidadão alista conforme os procedimentos e retira no ato do alistamento um protocolo com seus dados. É agendada uma data para retirar o seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e faz-se no ato o juramento à bandeira.
“Não havendo Tiro de Guerra, todos os cidadãos alistados no município estão automaticamente dispensados do Serviço Militar. Fica impossibilitado de fazer alguns financiamentos, trabalhar com registro profissional em carteira e CPF, título de eleitor – no caso se o cidadão não fez esses documentos antes de completar 18 anos”, disse.
O Alistamento Militar é feito na hora, já o Certificado de Dispensa de Incorporação e Atestado de Desobrigação demoram em média 15 dias para ficar pronto. Esses documentos são emitidos na Junta de Serviço Militar e enviados para Delegacia do Serviço Militar de Araçatuba para assinatura do delegado. O jovem tem até 90 dias para retirar o documento, após a data, é incinerado.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa