O Departamento de Cultura e Turismo está com inscrições abertas para a oficina “Filme Pintado”, com Carlos Frederico (Kaká) que é filme-designer, educador e programador. Podem participar crianças a partir de 8 anos. São oferecidas 20 vagas, por ordem de inscrição. A ideia é fazer um filme em um dia, sem câmera, utilizando pincel, tinta e projetor. A oficina é gratuita e acontece no anfiteatro municipal “Elídio Rodrigues” no dia 17 de outubro, a partir das 13h.
Para fazer a inscrição é necessário comparecer à biblioteca municipal “Prof. Oswaldo Januzzi” (praça Dom Lafaiete Líbano, 16, Centro), com o pai ou responsável para se matricular na oficina. O Filme Pintado deseja estimular o contato com a materialidade da película (filme super 8mm) com a cor e principalmente com a criação comum.
Segundo Luciene de Oliveira Santos, responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, a proposta é uma aventura para realização de imagens de um filme que surja do tato, dos gestos e da nossa intuição. “A oficina é interativa, além de ser uma oportunidade para estimular a criatividade das crianças”, disse ao concluir que a capacitação é oferecida pelo Pontos Mis, conta com a parceria do Departamento de Cultura e Turismo e apoio do Governo do Município de Buritama.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail [email protected], ou no prédio da biblioteca municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
MINICURRÍCULO – Kaká é filme-designer, educador e programador. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em festivais, museus e galerias como Pantalla Global CCCB-Barcelona; Museo San Telmo -San Sebastián-Espanha; EAC (Espacio de Arte Contemporaneo) Montevideo-Uruguai; 13 Bienal de Artes Mediales (Temblor) Chile; Berwick Film & Media Fesitival-Reino Unido; Revista ArtContexto- Brasil; 19 Fest CurtasBH-Brasil; CantorGallery, Massachusetts – USA; VisArts– Frame & Frequency 3– Rockville- USA; CCEG- Centro Cultural España-Guatemala; La Darsena – Argentina; Sala Nordeste -MinC- Recife; Museu da Imagem e do Som (MIS)- São Paulo; Dobra Festival Internacional do Cinema Experimental- Cinemateca MAM- Rio de Janeiro entre outros. Coordenou o projeto Fazer o Mundo Fazendo Video (2014-2016) patrocinado pela Petrobrás, a ação formativa SSS- Irmã Menor do Sul (prêmio Public Air Space) e como educador ministrou cursos junto aos Guarani Mbyas (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super-8mm na Casa Ranzini; Cinema Experimental e a Produção do Espaço no IAB-São Paulo, além da Oficina de Filme Pintado em programas educativos e em festivais.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa