A preocupação com o mosquito Aedes aegypti já atinge todas as estações do ano. Para evitar novos casos de dengue em Buritama, agentes comunitárias de saúde se transformaram em atrizes e atores para chamar a atenção do público infantil. O espetáculo é uma das ações realizadas durante o ano para conscientizar a população.
De acordo com dados do Departamento de Saúde, em 2018, foram registrados 29 notificações, com 28 negativos e 1 positivo. Este ano, até o dia 24 de setembro, o órgão notificou 904 casos, com 704 positivos e 169 negativos, com 31 pessoas aguardando resultados. O mosquito Aedes pode transmitir, além da dengue, zika e chikungunya.
Para a enfermeira Mara Andréa Simonatto, a intenção é divulgar informações de combate à dengue de uma maneira lúdica para as crianças. Segundo ela, a meta é transformar os alunos em pequenos multiplicadores das ações de prevenção. “A ideia do teatro surgiu na necessidade de intensificar as orientações sobre a prevenção da dengue, mediante os casos frequentes no Estado”, disse.
Simonatto explicou que o projeto teve início neste mês e a meta é estender para outras escolas do município. “Tal importância consiste em conscientizar o público infantil, desde os primeiros anos de vida a agirem de modo consciente e praticarem a cidadania, ajudando a identificar possíveis criadouros, eliminando-os, consequentemente, diminuindo o risco de transmissão da dengue”, salientou.
O diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, disse que as crianças são aliadas no combate à dengue. “O que elas aprendem na escola levam para casa. Isso nos ajuda a combater o mosquito transmissor de várias doenças, além do teatro, o município já realizou arrastão, distribuição de folhetos e trabalhos de conscientização com a população”, salientou.
O teatro contou com a participação dos agentes Emerson Luiz Ribeiro Baião, Aparecida Fernanda de Oliveira, Caroline Rodrigues, Fabiano Donizete Lavecchia, Jennifer Peres, Juliane da Silva Alves, Luciana de Fátima Silva Cunha e Raquel Ribeiro Cunha.
ORIENTAÇÕES
- Tampar bem a caixa de água;
- Não deixar lixo jogado;
- Limpar as calhas de água;
- Limpar as piscinas;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.
- Lavar diariamente as vasilhas dos animais.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 25-09-2019