quarta-feira , 3 julho 2024
Home Geral IBGE promove reunião na terça-feira para apresentar censo demográfico 2020

IBGE promove reunião na terça-feira para apresentar censo demográfico 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza na próxima terça-feira, 1 de outubro, às 9h, na Câmara Municipal, reunião para divulgar o planejamento do censo demográfico a ser realizado em agosto de 2020. A nova pesquisa mostrará a realidade do País que deve contribuir com o planejamento governamental e da iniciativa privada. Em Buritama, toda sociedade pode participar e entender sobre todo o processo para levantamento dos dados.

A missão do censo é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. A ação objetiva visitar todos os domicílios do território nacional e constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das características e condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

“O recenseamento demográfico é importante porque promove um estudo estatístico sobre a população, com isso é possível obter diversas informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças, idosos, onde e como vivem às pessoas, situação do município, entre outros fatores que poderá nortear o desenvolvimento das cidades”, explicou Antonio Luiz Pelegrini, diretor de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

ENTENDA

Como as informações do Censo Demográfico podem ajudar os brasileiros?

• Na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas;
  • Na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe;
  • Na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020;
  • Na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos: expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Texto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 27-09-2019