quarta-feira , 3 julho 2024
Home Geral IBGE realiza reunião para apresentar censo 2020

IBGE realiza reunião para apresentar censo 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez hoje (1), na Câmara de Vereadores, reunião para apresentar informações sobre o censo demográfico do próximo ano. Em 2020, será feito um retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. A meta é obter informações para o planejamento público e privado da próxima década.

O censo irá percorrer 8 milhões de quilômetros, serão visitados 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de residências. A reunião, em cada cidade, conta com um representante do IBGE. Em Buritama, o debate contou com representantes do Governo do Município e da sociedade civil.

“O recenseamento demográfico é importante porque promove um estudo estatístico sobre a população, com isso é possível obter diversas informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças, idosos, onde e como vivem às pessoas, situação do município, entre outros fatores que poderá nortear o desenvolvimento das cidades”, explicou Antonio Luiz Pelegrini, diretor de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente.

Concurso público

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo com 2.658 vagas. São oportunidades para os cargos de Coordenador Censitário Subárea (1.343) e Agente Censitário Operacional (1.315). Os profissionais com nível médio vão atuar em jornadas 40h semanais e fazer jus à retribuição mensal nos valores de R$ 1.700,00 (agente) a R$ 3.100,00 (coordenador).

Os aprovados também terão o auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio pré-escolar, bem como férias e 13º salário proporcionais. Para efetuar a inscrição, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico www.fgv.br, e segue até às 16h do dia 15 de outubro de 2019. Nesta etapa é preciso efetuar o pagamento da taxa nos valores de R$ 42,50 e R$ 58,00, de acordo com o cargo pretendido.

Haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento e para os doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Os pedidos devem ser solicitados no site da empresa organizadora.

Como forma de classificar os inscritos será aplicada provavelmente no dia 08 de dezembro de 2019, das 13h às 17h, a Prova Objetiva. Questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Quantitativo, Ética no Serviço Público, Noções de Administração e Situações Gerenciais e Noções de Informática vão compor as avaliações.

A previsão de duração do contrato é de até um ano, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2020 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 01-10-2019