[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Cultura e Turismo promoveu atividades para conscientizar e prevenir contra o câncer de mama. Todas as atividades foram gratuitas e a programação contou com sarau literário, tarde da beleza e sessão de cinema. O evento contou com a parceria do Departamento de Saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil, em 2018, está na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente). Quanto à taxa de mortalidade de câncer de mama, o Brasil está fica na segunda faixa mais baixa com uma taxa de 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como EUA, Canadá e Austrália, e melhor de que alguns deles, como a França e o Reino Unido.
A responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a programação une cultura à saúde. “Infelizmente, o câncer de mama é uma realidade e faz parte da vida das pessoas. Portanto, é preciso debater o tema, neste caso, queremos dialogar em meio a atividades culturais para aumentar a autoestima e incentivar o autoexame nas mamas”, disse.
Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o ‘Outubro Rosa’, é um mês de conscientização para o público feminino, no entanto, de acordo com ele, as mulheres precisam ir ao médico regularmente e fazer o autoexame na mama. “Este mês é para lembrar que o cuidado com as mamas deve ocorrer o ano inteiro. É preciso procurar o posto de saúde e fazer acompanhamento regularmente, caso seja detectado alguma alteração, o paciente é encaminhado novos exames e tratamento”, explicou.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
Publicação: 22-10-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”14046,14047,14048,14049,14050″ img_size=”full” title=”Evento”][/vc_column][/vc_row]