segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Cultura ‘O homem que virou suco’ é destaque na sessão online do Pontos MIS
Cultura

‘O homem que virou suco’ é destaque na sessão online do Pontos MIS

O Pontos MIS oferece neste período de isolamento social uma programação de cinema com bate-papo ao vivo no seu canal do YouTube. Neste sábado (16), o público poderá assistir a partir das 16h, ao filme ‘O homem que virou suco’, de 1980, dirigido por João Batista Andrade. A atração cultural em casa colabora com às medidas de contenção ao Covid-19.

Após a exibição do filme, acontece uma interação ao vivo com a participação do diretor do longa-metragem João Batista Andrade, além do professor de cinema Bruno Cucio e do cineclubista da Spcine e fotógrafo Julio Witer, a mediação fica por conta do cineasta Luan Cardoso. Para assistir é preciso fazer inscrição prévia no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqyTIBiHDUDc-yda9-KB1DtdWNxm2y9qlKgodAuzRprOEhEg/viewform.

Em O homem que virou suco (Dir. João Batista Andrade, Brasil, 1981, 90min 16 anos) Deraldo (José Dumont), escritor de cordel, paraibano recém-chegado a São Paulo, é confundido com o operário Severino, nordestino, que em um ato de revolta assassina o patrão a facadas. Sem documentos para comprovar sua identidade e perseguido pela polícia, Deraldo é obrigado a fugir do quarto que aluga e, com isso, inicia um percurso de desencontros enquanto sobrevive na metrópole.

Forçado a abandonar a venda de seus poemas, passa por diversos lugares, de servente de um coronel paraibano a operário da construção civil. Na condição de migrante é submetido, apesar de fundamental para o desenvolvimento da cidade, a uma série de preconceitos e explorações. Ao término do filme, quase desesperançoso, ele finalmente encontra Severino e, após comprovar sua inocência, retoma a produção artística para escrever um cordel intitulado ‘O homem que virou suco’, fazendo de sua carreira um poema de resistência da identidade nordestina.

#MISEMCASA

A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento suspenso temporariamente. Conheça a ação #culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

SERVIÇO

Data: 16 de maio (sábado)

Horário: 16h (filme) / 18h (bate-papo)

Evento: gratuito online

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

Publicação: 14-05-2020

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte